Qual foi o último curso que você fez?  

Se tem uma coisa que a gente não pode parar de fazer nessa vida é de aprender. Além de estimular a memória, os diferentes aprendizados e as novas habilidades que adquirimos nos deixam mais espertos, o cérebro fica mais ágil e capaz de buscar soluções mais eficientes para os problemas do dia a dia. 

Por outro lado, um cérebro “preguiçoso” acaba apresentando saídas menos apropriadas para solucionar problemas, o que compromete também a nossa autorrealização. Isso impacta negativamente desde a hora de tomar uma simples decisão, até uma escolha profissional importante e complexa. 

O leque de aprendizados é muito amplo. Você pode aprender um novo idioma, se aprofundar em um assunto completamente desconhecido, que não tem relação com a sua área de atuação, ou descobrir novos hobbies, como aprender a bordar ou andar de skate.

Mas uma dica muito importante é: não se sinta pressionado(a) a fazer mil cursos ao mesmo tempo só porque “todo mundo” está fazendo, ok?  

O fator de escolha para embarcar em um novo curso tem que estar relacionado ao seu interesse pessoal, em uma habilidade que você acha que é necessária aprimorar ou uma skill que pode te ajudar na vida pessoal ou profissional.

Mas e agora, como tornar o aprendizado paralelo um hábito? 

Com tantas atividades que temos que conciliar no dia a dia e as várias distrações, começar um novo curso e torná-lo um hábito, para finalizá-lo da maneira mais produtiva, pode não ser tão fácil. 

Antes de listarmos os cursos on-line e gratuitos, separamos algumas dicas para te ajudar a vencer a preguiça e aprender de uma maneira leve e eficiente. Confira a seguir:   

02-como-estudar-tendo-muita-preguiça

11 sites com cursos on-line gratuitos 

1. Escute resumos de livro no aplicativo 12 minutos

12 minutos é o tempo que você precisa para ouvir a resenha de um livro por dia. O famoso app de audiobooks libera um resumo diário gratuitamente. Os títulos estão entre os best sellers do momento ou os clássicos que todo mundo precisa conhecer.  

O conteúdo passa de forma geral o assunto abordado. Mas olha, dá vontade de devorar o livro inteiro depois. É um ótima forma de conhecer diferentes títulos e de estimular a leitura, fazendo dela um hábito.  

Faça o download para iOS e Android.  

2. Cursos on-line e gratuitos da Universidade de Harvard  

Sabia que você pode fazer cursos on-line da mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos: a Harvard University?  

A instituição reúne uma página com mais de 500 cursos, entre gratuitos e pagos, lecionados em inglês por professores da instituição. 

Você vai encontrar por lá cursos sobre Arte e Design, Ciência, Ciência da Computação, Programação, Negócios e muito mais.  

Também vai ser uma ótima forma de treinar o listening do seu inglês. 😉  

3. Aproveite as diferentes palestras do TED Talks  

Se tem um hábito que você precisa colocar na sua rotina a partir de hoje é assistir um TED Talks por dia. Tá bom, não precisa ser uma obrigação diária, mas assista! Vai fazer um baita bem para o seu desenvolvimento pessoal. 

Os vídeos são apresentados por milhares de profissionais dos mais diversos segmentos do mercado no mundo. Bastam 10 minutinhos de vídeo – é o tempo médio do conteúdo – para fazer você enxergar a vida de outra forma. 

Além de acessar os vídeos no site oficial, vale pesquisar no YouTube. Por lá tem os conteúdos virais legendados e muitos brasileiros que dão um show nas áreas que atuam. 

4. Diferentes cursos do Coursera 

A Coursera é uma das plataformas de e-learning mais famosas do mundo. Por lá tem de tudo! Cursos para aprender do zero, para se especializar em uma área técnica ou para curtir novos hobbies. 

Boa parte das aulas são em inglês, mas muitas são legendadas e outras em português. Depende da sua escolha.    

Você vai encontrar temas como música e arte, negócios, saúde, tecnologia, desenvolvimento pessoal, idiomas e muito mais. A plataforma cobra um valor fixo mensal, mas também existem vários cursos gratuitos. Basta procurar por “free courses” ou “cursos gratuitos”. 

A Coursera ainda oferece uma editoria especial de cursos para os estudantes universitários aprimorarem cada vez mais os seus conhecimento adquiridos em sala de aula. E é  t u d o  gratuito! Clique em College Students e diga “olá” para o seu próximo curso livre. 

Fique de olho no Católica Club 

Aliás, durante a quarentena, a Católica liberou acesso gratuito a mais de 4 mil cursos dentro da plataforma Coursera para os seus estudantes. Demais, né?

Para ficar por dentro e aproveitar novidades como essa, fique de olho nas atualizações da comunidade Católica Club. Por lá tem muitos desafios de aprendizados e prêmios exclusivos para os alunos da instituição. Participe!   

5. Cursos rápidos e gratuitos da Udemy 

A Udemy tem a mesma proposta que a Coursera, porém, aqui os vídeos são mais rápidos e o custo é por curso adquirido, em média de R$20,00. Mas é claro que tem ótimos conteúdos gratuitos também. 

Além disso, você encontra por lá várias opções de cursos com a temática “estilo de vida”. Vale a pena investir alguns cliques para pesquisar o mais interessante para você. 

6. Curso de empreendedorismo on-line e gratuito

O Sebrae reúne uma série de cursos, em formatos de vídeos, áudios, e-books e jogos, para aqueles que desejam empreender do zero ou buscam melhorar cada vez mais os seus serviços e vendas.   

Todo acesso é gratuito e você pode fazer seguindo trilhas de aprendizagem – do básico ao avançado – ou conforme a sua vontade no momento.  

Entre os módulos oferecidos estão: já tenho um negócio, quero abrir um negócio, empreendedorismo, finanças, planejamento, inovação e mais.    

7. Cursos gratuitos do Senac 

Com alguns cliques no site do Senac também é possível encontrar uma lista de cursos gratuitos que você pode começar a fazer a qualquer momento.  

Além dos profissionalizantes, há várias opções de “conteúdos livres”. Entre eles estão: Estilo e Imagem Pessoal Feminino e Masculino, Gestão do Tempo, Neurociências das Emoções, Caminhos para a Liberdade Financeira, entre outros.   

Outra dica 

Por falar em educação financeira, o Serasa disponibilizou gratuitamente o curso Trilha Financeira, apresentados por especialistas e blogueiros que abordam o assunto, como a Nathaly Dias, do perfil Blogueira de Baixa Renda, e a Nathalia Rodrigues, do Nath Finanças

É sério, o conteúdo está incrível e o tempo passa voando!

8 . Cursos on-line e gratuitos da Fundação Bradesco

O site da Fundação Bradesco reúne 94 cursos, do básico ao avançado, que ajudam a nos apresentar melhor no ambiente de trabalho, como módulos de comunicação falada e escrita, também a fazer a defesa de um planejamento, postura e imagem pessoal, cursos de softwares que usamos no dia a dia. Além de cursos mais específicos, como Sistemas Operacionais e HTML avançado

Vale a pena conferir um por um e selecionar alguns para fazer, viu?  

10. Aprenda um novo idioma com o Duolingo 

São muitas as formas de aprender uma língua. No entanto, o Duolingo continua sendo um dos aplicativos mais baixados para conquistar esse objetivo.

Com poucos minutos por dia você cria o hábito de estudar e pode aprender de qualquer lugar. Que tal trocar aquele scroll matinal (ainda na cama) do Instagram e do TikTok por 5/10 minutinhos de Duolingo? 

Assim, a conquista de um novo hábito, um novo idioma e o aumento da sensação de produtividade vêm tudo de uma vez. 

Para relaxar 

Você também precisa incluir um tipo de atividade física e um hobby na rotina, afinal, ninguém é de ferro. Ambos são essenciais para controlar a ansiedade, revigorar as energias e promover a criatividade. Confira duas opções a seguir: 

10. Site para fazer aulas de ioga gratuitas 

No canal do YouTube da Casa Yoga Sandrananda estão disponíveis mais de 50 aulas de meditação, ayurveda e ioga, que você pode acessar e fazer quando quiser. 

O site também Yoga em Casa disponibiliza várias aulas gratuitas, em diversas modalidades, como os exercícios voltados para a respiração. Você consegue filtrar de maneira bem intuitiva qual prática o que deseja fazer na plataforma. Além disso, existe uma categoria direcionada para iniciantes, o que é bom para quem ainda precisa se familiarizar com as posturas iogues.  

11. Curso de fotografia on-line e gratuito

Aquela vontade de tirar fotos incríveis com o celular ou com uma câmera DSLR pode virar realidade com a opção free do curso de fotografia da Udemy.  

São 48 minutos de muitas técnicas de enquadramento, luz e dicas para treinar o olhar a perceber clicks incríveis na rotina. 

Dê uma chance para uma vontade antiga. Esse momento pode ser o ideal para se conhecer melhor ou se aprofundar em um assunto. 

Bom, por hoje é isso. Salve essas dicas e aproveite os cursos! 

A gente se encontra no próximo post aqui no blog ou lá nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.  

Fontes: Você S/A, Casa Vogue, Estadão, Superinteressante, Olhar Digital, Techtudo, Blog do Enem.