O coordenador dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, professor Jorge Harry Harzer teve um artigo aprovado para o Congresso Internacional de Custos, que acontecerá nos dias 18 e 19 de abril deste ano, na Alfândega do Porto – Porto – Portugal.

Intitulado “Método de Monte Carlo Aplicado à Análise de Projeto: estudo de investimento em um empreendimento hoteleiro”, o artigo tem por objetivo avaliar o retorno e os riscos envolvidos no investimento em um hotel com o uso da simulação de Monte Carlo. A metodologia clássica de análise de investimentos dá uma ênfase excessiva ao retorno e esquece os riscos que podem comprometer a sobrevivência dos negócios. Neste trabalho, o autor chama atenção principalmente para os riscos envolvidos. Para isso, alia a metodologia multi-índice de análise de investimentos que visa produzir dois grupos de indicadores a serem observados: de retorno e de riscos, com o método estatístico de Monte Carlo para avaliar a probabilidade de se perder dinheiro ao investir no negócio.

O trabalho faz parte das pesquisas da tese de doutoramento cujo título é: Indicadores de riscos em projetos de investimentos: uma contribuição à metodologia multi-índice.

 Jorge Harry Harzer é professor da área de finanças e orçamentos e Coordenador dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. É formado em Administração, especialista em Controladoria e Finanças e Orçamentos, mestre em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho – Braga – Portugal e doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Já o professor, Karlan Muniz obteve destaque no ano passado, com a publicação de dois artigos em revistas especializadas em pesquisas nas áreas de Comunicação e Marketing, com circulação nacional. Durante o ano de 2012, o professor esteve trabalhando como pesquisador-visitante no departamento de marketing do Boston College na cidade de Boston nos Estados Unidos.

A primeira publicação científica do docente enfoca o tema “Personalidade de Marca” e foi publicado na mais prestigiada revista acadêmica do Brasil – BAR Brazilian Administration Review. A revista é um periódico eletrônico editado em língua inglesa para atender à necessidade de ampliar e internacionalizar a difusão do conhecimento em administração produzido pela comunidade científica brasileira.

E a segunda, publicada na Revista de Estudos da Comunicação da PUCPR, trata de um assunto inédito no Brasil, no âmbito da comunicação: a persuasão em formato narrativo.

Karlan Muniz é professor de marketing da Católica de Santa Catarina. Formado em comunicação social, é especialista em marketing, mestre em administração e atualmente doutorando em administração, e acaba de retornar de período de estudos no Boston College, nos Estados Unidos. Profissionalmente, Karlan foi executivo de atendimento em agência de comunicação, e liderou equipes de marketing em empresas do setor de ensino superior e na indústria têxtil de nível nacional. Seus estudos compreendem gestão de marcas, comportamento do consumidor e comunicação com o mercado.