As crianças e adolescentes participantes do Projeto Lutar pela Vida de Joinville tiveram uma manhã de informação e orientações sobre alimentação adequada para um bom desempenho em atividades físicas e hábitos alimentares mais saudáveis. As acadêmicas da 3ª fase do curso de Nutrição da Católica de Santa Catarina repassaram por meio de palestra, na última segunda-feira (17), todo o conhecimento sobre uma alimentação correta, ideal para o desenvolvimento das crianças.

Depois de dissertarem sobre o tema, educação nutricional, abordando de maneira simples os conteúdos básicos sobre alimentação saudável, destacando a classificação e a função dos alimentos no organismo e apresentando quais os mais saudáveis e indicados para os atletas mirins, as acadêmicas deixaram uma mensagem para finalizar a apresentação “queremos que vocês sigam essa mensagem “Faça do alimento seu medicamento””, finalizaram. As acadêmicas também presentearam o Projeto, com um cartaz contendo a pirâmide alimentar, que indica quais os alimentos devem ser consumidos em maiores e menores quantidades.

De acordo com a professora Ana Paula Aguiar Prudêncio, que ministra a disciplina de Avaliação Nutricional, a atividade foi muito produtiva, pois as acadêmicas além de organizarem a palestra também realizaram avaliação antropométrica dos educandos, analisando peso, estatura e percentual de gordura corporal. “Depois desta avaliação, vamos compilar os dados coletados. A partir disso, veremos quais condutas nutricionais iremos aplicar”, confirma a professora.

Para a acadêmica Adriana Aparecida de Andrade, a experiência foi muito prazerosa e educativa, tanto para os educandos quanto para os próprios acadêmicos, “Tivemos que tomar alguns cuidados com termos para que as crianças pudessem entender, absorver e aplicar no dia a dia. Utilizamos figuras para facilitar a visualização dos alimentos e onde os nutrientes estão presentes, foi muito gratificante. Pudemos sair de dentro da sala de aula e aprender na prática alguns conceitos, e acima de tudo conhecer a realidade, despertando o interesse para trabalhos sociais e comunitários, objetivos do projeto de extensão”, finaliza.

A coordenadora do Projeto, professora Elisangela Teodoro, agradeceu o empenho e contribuição da comunidade acadêmica, “Temos casos de crianças que ficam até 1 ano sem se consultar. Vocês, futuras profissionais da área da saúde, devem conhecer e atender as pessoas que fazem parte deste grupo que necessita tanto de atenção. Espero que vocês possam ser profissionais sensíveis a essa realidade”, concluiu.