Dezembro está aí e a gente só pensa em uma coisa: as férias! ? E nada mais merecido depois de um ano intenso de estudo e/ou trabalho. 

Nossa expectativa era que, neste momento, a gente já pudesse fazer tudo o que quisesse sem nenhuma restrição. Mas, infelizmente, a pandemia continua e nossas opções ainda são limitadas. A alternativa ideal é procurar ideias na nossa cidade para fazer de forma segura. 

Está sem ideia para curtir esse período? No post de hoje, listamos vários lugares super legais para você visitar em Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Itajaí ou nas regiões próximas a essas cidades. 

Joinville

Zoobotânico

Que tal respirar um pouco de ar puro, a vista relaxante da natureza e uma interação legal com vários animaizinhos? O Zoobotânico de Joinville tem tudo isso bem no centro da cidade. Na visita, você pode seguir a trilha e aproveitar os espaços para crianças brincarem, a academia ao ar livre e, claro, os espaços onde ficam os animais. A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Mirante do Morro Boa Vista

Com 250 metros de altitude, o Mirante do Morro Boa Vista tem uma plataforma de observação que oferece uma vista de 360º de toda a região até a Serra do Mar. Ele pode ser acessado por escada ou por um elevador. A entrada é gratuita e a visitação acontece entre 7h e 19h.

Museu Nacional de Imigração e Colonização

Processed with VSCO with wwf preset

Para quem curte um rolê mais histórico e cultural esse museu, em funcionamento desde 1957, é uma opção super bacana. Nele, você vai conhecer mais sobre a história da formação da cidade de Joinville e das imigrações no sul do país. A visitação é gratuita, de terça a domingo das 10h até às 16h.

Praias de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul fica pertinho de Joinville com várias praias para serem descobertas e aproveitadas. Entre elas estão a Praia da Saudade ou Prainha, com boas ondas para praticar surfe e a Praia do Forte, com construções históricas ao redor.

Jaraguá do Sul 

Parque Via Verde

Um espaço enorme com gramado para descansar, pista de corrida e ciclismo para se exercitar e várias opções para se divertir com pets, com amigos e com a família. Você pode separar um dia todo das suas férias para aproveitar o Parque Via Verde.

Museu Histórico Emílio da Silva

Jaraguá do Sul tem muita história para contar no Museu Histórico Emílio da Silva que reúne inúmeros objetos que recontam épocas diferentes da região. Ideal para despertar a curiosidade e reflexão sobre nossa história. A entrada não custa nada e o funcionamento acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h.

Parque da Arena Jaraguá

Quer uma estrutura ampla e completa para praticar esportes? O Parque da Arena Jaraguá tem tudo isso e ainda promove um contato gostoso com a natureza, com lindas árvores ao redor. Pegue seu skate, sua bicicleta, sua bola e bora! Por lá, também acontecem eventos bacanas de vez em quando. Vale ficar de olho.

Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa

Se você quer dar um tempo das telas e ir em busca de cultura e informação durante suas férias, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa é o lugar certo. O acervo do lugar tem mais de  42 mil livros, periódicos, apostilas, entre outros materiais, incluindo livros infantis e gibis. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das  08h às 12h e das 13h às 17h.

Parque da Inovação 

O Parque da Inovação foi inaugurado recentemente, em junho de 2021, e desde lá, tem novidades muito bacanas que valem ser conferidas, entre obras e grafites. Aproveite para visitar e ainda fazer aquela foto para o Instagram!

Parque Malwee

Se você mora em Jaraguá ou já visitou a cidade, provavelmente já conhece esse lugar. Mas nunca é demais revisitar esse ponto tão especial da região. Por lá,muitas árvores e vegetação típica criam um ambiente agradável que, junto com os 16 lagos, oferecem uma conexão incrível com a natureza. Ainda dá para praticar pesca, bicicross, canoagem e várias atividades! Não há custo de entrada! 

Chiesetta Alpina

Um dos principais pontos turísticos de Jaraguá do Sul tem uma vista deslumbrante, principalmente ao nascer do sol e ao entardecer. Dá para se sentir praticamente tocando o céu! Com uma entrada de R$5,00 você aproveita um bom momento com amigos ou família. O local funciona de terça a domingo (exceto o terceiro domingo do mês), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Florianópolis

Centro Histórico

Antes de mencionar as belezas naturais de Floripa, vale lembrar que a cidade tem uma parte histórica muito legal. Você pode explorar o Palácio Cruz e Souza, antiga sede do governo, visitar o Mercado Público e aproveitar para comprar presentes e comidinhas deliciosos e também aproveitar a bela vista proporcionada pela Ponte Hércilio Luz.

Lagoa da Conceição

Sabe aquelas noites fresquinhas de verão? A Lagoa é o lugar perfeito para aproveitá-las! Com uma vista linda das margens rasas que podem ser apreciadas ao redor ou em passeios de stand up paddle ou barco. A região também é repleta de bares e restaurantes. Fica a dica.

Lagoinha do Leste

A Lagoinha é uma dica legal para quem gosta de explorar a natureza como um todo, já que é uma região quase totalmente preservada, tanto que só pode ser acessada por trilha ou barco. Prefira dias de sol para que não haja imprevistos nos passeios, coloque seu tênis, prepare sua mochila com itens essenciais e bora!

Itajaí

Centro histórico 

Itajaí é tão litorânea quanto histórica. Por isso, os dias podem ser aproveitados na praia e em passeios como no Palácio Marcos Konder (um museu com um acervo completo e arquitetura deslumbrante), na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que encanta com seu estilo de arquitetura neo-gótico e romântico e Mercado Público Municipal que oferece cultura, compras e comida boa!

Molhes da Barra de Itajaí

Você pode apreciar a bela vista para o porto de Itajaí com esse passeio nos Molhes da Barra de Itajaí. Por lá, dá para acompanhar os barcos e navios, descansando ao ver essa movimentação. Além disso, quem curte pescar encontra o espaço ideal. Um passeio tranquilo e gostoso.

Bico do Papagaio

Essa beleza tem metade da sua formação natural, pelas rochas da região, e metade artificial, com a curiosa forma criada a partir da construção da estrada que liga o centro à praia de Cabeçudas. São 4,5 metros de altura e uma paisagem incrível. Dali, aproveite para fazer um tour nas praias da região.

Gostou das dicas? Manda esse post para um amigo e já aproveita para ter companhia nesses passeios. Ah, só não vale esquecer de seguir todas as medidas de segurança contra o coronavírus: máscara no rosto e álcool em gel na mão, sempre!