As salas da aula foram os pátios e os jardins da escola, e as disciplinas de matemáticas e português deram espaço ao aprendizado sobre o meio ambiente, a preservação e a reciclagem do lixo. Essa foi a experiência vivida pelos alunos de 1º ao 5º ano da Escola Estadual Alvino Tribess, no Bairro Vieiras, na última quinta-feira (6). A equipe da Extensão Comunitária e acadêmicos bolsistas da Católica SC em Jaraguá do Sul proporcionaram esse dia diferente aos pequenos estudantes.

A escola foi contemplada com cerca de 500 brinquedos, feitos por mais de 190 acadêmicos bolsistas do Artigo 170 da Constituição Federal, que em contrapartida ao beneficio do desconto na mensalidade precisam estar engajados em programas e iniciativas sociais. Os brinquedos foram resultado do Projeto “Fazendo arte: criar, recriar e brincar com materiais alternativos”, iniciativa do setor de Extensão Comunitária da Católica SC, coordenado pela professora Diva Spezia Ranghett.

Ao lado dos acadêmicos e da equipe da Extensão Comunitária, a professora Diva conversou com as crianças da escola e explicou a importância de cuidar do meio ambiente e destinar corretamente o lixo. Depois, os alunos fizeram um passeio nos espaços da escola onde os brinquedos estavam espalhados. “O que mais valeu a pena no projeto, além da conscientização dos nossos acadêmicos e das crianças, foi ver os olhos dos pequeninos brilhando ao ver a criatividade e o carinho com que os brinquedos foram feitos”, disse a professora. 

No encerramento da programação, cada criança pode escolher um brinquedo para levar para casa junto com um livro de histórias literárias. Com a direção da escola ficaram alguns brinquedos maiores e os jogos educativos, que serão utilizados nas aulas de educação física e em outras disciplinas. Para a biblioteca, foi entregue um livro confeccionado pela Extensão Comunitária como forma de manual sobre como fazer alguns brinquedos. “Queremos que essa iniciativa continue, pois é dessa forma lúdica que vamos conscientiza as nossas crianças. Agradecemos todos os envolvidos nesse projeto, e podem ter certeza que os brinquedos serão utilizados da melhor forma”, comentou o assessor pedagógico da escola, Nivaldo Jeremias.

A supervisora de educação superior da SDR/Gered de Jaraguá do Sul, Edite Pereira Tiedt, elogiou o projeto da Católica de Santa Catarina e o importante envolvimento dos acadêmicos. “Esse projeto é muito significativo e precisa ser levado adiante. Nós nos sentimos muito orgulhosos. Iniciativas como essa, estreitam a relação entre a universidade e a comunidade.”, comentou.