Você provavelmente já escutou o termo gringo “fear of missing out”, conhecido pela abreviação “FOMO”. Mas sabe o que ele significa na prática? Fomo é uma síndrome que consiste no medo de perder alguma coisa, seja uma novidade tecnológica, algum evento, ou alguma informação importante. 

Pode parecer algo simples ou até sem grande importância, mas a FOMO tem total relação com nossa saúde mental e equilíbrio psicológico, principalmente em tempos de incerteza sobre encontros presenciais causados pela pandemia. Além disso, a quantidade de informações que recebemos todos os dias, principalmente por conta da internet, pode gerar a ansiedade de querer saber de tudo em tempo real, o que é impossível

Medo de estar por fora

Episode 2 Goodbye GIF by The Office - Find & Share on GIPHY

“Medo de estar por fora” é a melhor forma de traduzir o FOMO para o português. Se você acha que nunca sentiu nada parecido com isso, pense duas vezes.

Sabe aquela série ou aquele reality show que todo mundo está comentando e você não faz ideia do que se trata? Aquela festa que todo mundo aproveitou menos você porque estava com preguiça de sair de casa? Ou, então, uma viagem que você ficou apenas invejando pelas redes sociais? Essas três situações demonstram bem como momentos de FOMO pelos quais quase todo mundo passa.

Isso é mais do que normal – afinal, o ser humano sempre buscou naturalmente fazer parte de grupos e o instinto coletivo faz parte do nosso instinto de sobrevivência.

O problema real acontece quando passamos a nos sentir obrigados a participar dessas coisas mesmo sem ter uma vontade real, ou sofremos uma angústia profunda por não estarmos incluídos. Com as redes sociais é ainda mais fácil esquecer da nossa realidade para focar na dos outros, que parece sempre melhor

Sinais negativos de FOMO

Você já sabe que FOMO não é nada legal. Então, se liga nos sintomas negativos que a síndrome pode causar:

  • Dificuldade para se concentrar
  • Vício em celular
  • Dificuldade em dizer NÃO
  • Impulsividade e decisões mal pensadas
  • Mau humor constante

Percebeu uma ou mais características dessas em você mesmo?(a)? Então é hora de resolver isso!

Como lidar?

Stressed Mental Health GIF by YouTube - Find & Share on GIPHY

Se você já enfrentou situações com essas alguma vez, já parou para pensar no que, de fato, você perdeu? Às vezes, por não nos sentirmos incluídos ou não fazer aquilo que “todo mundo faz”, sofremos com um sentimento de perda ou rejeição. Mas pode ser que, no fundo, a melhor decisão seja não participar. 

Por isso, é legal você definir o seu foco: o que, para você, não pode ser perdido e do que você abriria mão?

Outro ponto a ser levado em consideração é adquirir a consciência de que nem tudo o que nós vemos é real – parece óbvio, mas merece ser lembrado. Talvez, aquele rolê que você ficou de fora nem tenha sido tão legal assim. A viagem do Instagram pode ter sido, na verdade, um baita perrengue. Já pensou? Se comparar a padrões inexistentes é o caminho para a frustração.

Que tal fazer uma mudança no seu feed e passar a seguir pessoas com a realidade mais próxima da sua? Ver corpos normais, pessoas com o mesmo padrão de vida e participar de discussões reais faz com que a gente se sinta mais confortável em ser quem é. ?

Por fim, conecte-se com a pessoa que mais importa na sua vida: você mesmo(a)! Quanto mais nos conhecemos, melhor sabemos lidar com os altos e baixos da vida. Esse é um dos aprendizados mais valiosos dos processos terapêuticos. Na dúvida, procure um especialista! ?

Quer aproveitar mais conteúdos como esses? Siga a Católica SC nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Se acha que esse post pode ajudar alguém, compartilhe!