Quando falamos em educação, é indiscutível a importância da leitura no aprendizado do aluno e em sua formação acadêmica.

Além de informar e aumentar o conhecimento, a leitura permite viajar por diferentes lugares, culturas e histórias, sem mesmo sair do lugar. E quando falamos em “ler”, não estamos falando apenas dos livros, mas também de produções como reportagens jornalísticas, matérias de blogs e até publicações nas redes sociais. 

Ler é um hábito fundamental para o crescimento pessoal e profissional, veja por quê:

Aumenta o desempenho profissional

A leitura é essencial para o aprendizado do aluno e, consequentemente, implica na sua formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional. Além de ter os conhecimentos específicos de uma determinada disciplina, a leitura também é uma ótima fonte de informações e entretenimento

Desenvolve as habilidades de interpretação de texto

Ao criar o hábito de ler, você melhora a sua capacidade de interpretar textos, já que amplia seus treinos de análise textual. E quando você tem facilidade de interpretar um texto, seu desempenho profissional aumenta consideravelmente.

Enriquece o vocabulário

Quando você tem o hábito de ler, está sempre aprendendo novas palavras e expressões. Isso pode ser muito útil para aumentar sua competência de comunicação e de relacionamento interpessoal. Saber se expressar é um diferencial, principalmente no ensino superior.

Woman reading book on sofa

Aumenta a criatividade

Que a leitura aumenta o seu conhecimento, você já sabe. Mas por meio do conhecimento, novas conexões entre ideias diferentes podem surgir. Com a leitura, você cria imagens mentais, estimulando a criatividade. Mais criatividade é sinônimo de mais possibilidades profissionais! 

Desenvolve análise crítica 

Ao ler um suspense, por exemplo, é comum procurar soluções para desvendar o mistério, não é mesmo? Esse tipo de leitura ajuda a desenvolver suas habilidades analíticas, o que pode te ajudar muito na hora de resolver exercícios e provas!

Fortalece a memória

Para acompanhar um enredo, você precisa se lembrar de muitas coisas, como os personagens, planos de fundo, ações, papéis e detalhes importantes. A atividade exercita a memorização do cérebro e, consequentemente, fortalece a memória. Esse detalhe é muito importante para te ajudar a guardar os conteúdos aprendidos dentro de sala de aula!

Viu só como ler pode fazer muito bem para a sua vida pessoal e profissional? Acesse a Biblioteca da Católica SC Jaraguá do Sul, a Biblioteca da Católica SC Joinville ou a Biblioteca Virtual Pearson e consulte o nosso acervo bibliográfico, banco de teses, dissertações, dicionários, periódicos e desfrute de todos as vantagens da leitura!

Para ver mais notícias, dicas e novidades, fique ligado em nosso site, Instagram e Facebook!