A atividade industrial está diretamente atrelada ao desenvolvimento tecnológico da sociedade. O curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial é uma boa pedida para os profissionais interessados em integrar a cadeia produtiva e possibilitar o fornecimento de soluções para o consumidor.

O profissional da área é capacitado para possibilitar a melhoria de processos e redução de custos, necessidades sempre presentes nas empresas, independentemente do segmento. Então o que não falta é mercado de trabalho. Facilidade de comunicação e domínio de planilhas são algumas das competências relevantes para a área.

Na Católica Santa Catarina, o estudante é direcionado a desenvolver visão estratégica para buscar melhorias na qualidade e na produtividade dos processos produtivos. O tecnólogo constrói os conhecimentos necessários para planejar a logística de movimentação de materiais e produtos na indústria; avaliar e otimizar fluxos de materiais, layouts e linhas de produção; e supervisionar a seleção e tratamento das matérias-primas.

Ao fim dos três anos de formação, o acadêmico está apto para atuar no estudo de oportunidades de negócios na área de produção, coordenação de equipes, diagnóstico e otimização de fluxos de produtos, gestão de materiais, domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental. Poderá controlar a qualidade de processos; coordenar equipes de trabalho; especificar técnicas de informação para gestão e controle da manufatura; e realizar vistorias, perícias, avaliações, emissão de laudos e pareceres técnicos.

As aulas ocorrem na modalidade semipresencial, com conteúdos teóricos disponíveis no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), a partir da EaD (Educação a Distância), e atividades práticas presenciais.

Campos possíveis para atuação

• Indústria metalmecânica: planejamento e gestão de processos de produção.
• Energia: petróleo, biocombustíveis e gás.
• Indústria da mobilidade: automobilística e transporte.
• Indústria de materiais: cerâmica, polímeros e siderúrgica.
• Indústria eletroeletrônica: planejamento e gestão de processos de produção.
• Educação e tecnologia: magistério e pesquisa.
• Setor público.
• Empreendedorismo