O nosso #ProtagonistaCatólicaSC de hoje é Lucas Maciel Cordeiro que compartilhou que, durante a escola, já gostava muito da área tecnológica. Quando estava no Ensino Médio, ele optou por fazer um curso técnico de Informática e no Ensino Superior, escolheu Engenharia de Software.

O início de sua trajetória

Ele conta que escolheu fazer Engenharia de Software na Católica SC, pois a grade era a que fazia mais sentido para a base acadêmica que ele buscava para a carreira. Ele explica que praticamente todas as empresas precisam de soluções relacionadas aos softwares, e que é um segmento em forte expansão no qual não faltam vagas de emprego. 

Assim como Lucas pontuou sobre a expansão de vagas, encontrei uma pesquisa realizada pela Softex que conta um pouco mais sobre o mercado de Tecnologia da Informação, no estudo eles constataram que até 2022 haverá uma carência de 408 mil profissionais de TI no mercado. Por isso, essa é uma excelente hora de investir na profissão, não é mesmo? 

Ele ainda conta que gosta bastante dessa área: “Na própria Engenharia de Software tem várias subáreas que você pode escolher. A minha é desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis Android, na qual eu me sinto realizado e bastante desafiado, pois é um mercado em constante atualização!”

A carreira de Lucas começou com um estágio enquanto realizava um curso técnico na Informant, uma fábrica de software de onde surgiram startups como a Conta Azul e a Asaas. Ele permaneceu na empresa durante quatro anos e três meses, período no qual evoluiu e foi efetivado para o cargo de líder de desenvolvimento e depois recebeu convite para ser um dos sócios. Incrível essa trajetória, não é?

Em 2020, ele concluiu sua formação no câmpus de Joinville da Católica SC e, no início do ano, foi em busca de novos desafios como desenvolvedor de Software na T-Pro, uma empresa irlandesa. “Hoje estou trabalhando em casa e na expectativa pelo fim da pandemia para poder ir para a Europa e passar a atuar de forma presencial.” Boa sorte na sua jornada profissional, Lucas!

Conheça a formação na Católica SC

O curso de Engenharia de Software conta com parcerias significativas, como a que foi firmada com a IBM. Além disso, a formação promove projetos e parcerias que aliam teoria e prática, assegurando que o estudante esteja capacitado para atender às demandas reais do mercado de trabalho e contribuindo com o crescimento tecnológico da região.

O conteúdo programático é composto por disciplinas como ferramentas Web e UX, programação server-side, matemática computacional e muito mais. O acadêmico estuda redes de computadores, dados,  probabilidade e estatística, projetos interdisciplinares, arquitetura, gerenciamento, configuração, processos, manutenção e melhoria de software. Com essa formação, capacitamos os estudantes para desenvolver soluções para dispositivos móveis e web, segurança da informação, inteligência artificial e internet das coisas. Proporcionamos também ferramentas para liderar por meio de conhecimentos adquiridos em soft skills, gestão de projeto, administração financeira, direito em informática, governança e outras habilidades.

Compartilhar as histórias do #ProtagonistasCatólicaSC é transformador! Assim, conheço um pouquinho de cada história dos nossos estudantes e egressos e me sinto realizada com todas as conquistas! ❤️ 

Leia também:

Não deixe de acompanhar todas as histórias dos meus Protagonistas aqui no blog! Até a próxima. ?

Você já conhece as minhas redes sociais? Acesse já: Facebook, Instagram e LinkedIn