Professora de Nutrição da Católica SC compartilha dicas para não descuidar na dieta.

Com as mudanças por conta do novo coronavírus e o confinamento, é comum a rotina sofrer alterações, implicando os hábitos alimentares. Nayara Okazaki, professora de Nutrição da Católica SC, alerta que “a alimentação saudável neste momento é de extrema importância, uma vez que a boa disposição de nutrientes ajuda nosso sistema imunológico a reagir de forma mais favorável, embora não tenhamos nenhuma comprovação científica sobre determinado alimento como agente inibidor do vírus”.

Ela compartilhar algumas dicas para manter a alimentação saudável:

• Organizar a alimentação é essencial para este momento. A organização evita muitas idas ao supermercado e reduzir a vontade de comer alimentos mais industrializados e doces (já que, muitas vezes, consumimos mais desses alimentos pela falta de opções mais saudáveis).

• Por falar em organização, procure fazer suas listas de compras com base no que sua família consome. Assim, é possível evitar desperdícios neste momento em que precisamos ter mais consciência.

• Você sabia que cascas e talos dos alimentos podem ser utilizados nas preparações? Inclusive, são ricos em muitos nutrientes.

• Consuma sempre alimentos mais naturais como frutas, verduras e legumes – esses alimentos contêm nutrientes como vitaminas do complexo B, magnésio e zinco, que são imprescindíveis para nosso sistema imunológico e metabolismo. As frutas são ótimos lanches intermediários e podem ser combinadas com castanhas ou iogurte, para te dar mais saciedade.

• Ingestão de água de forma adequada é fundamental para esse momento. A tendência é esquecermos de beber água quando estamos em casa, pois a nossa percepção de sede muda.

• O ômega 3 é um nutriente muito estudado para o sistema imunológico. Tente incluir mais peixes na sua alimentação. De forma vegetal, chia e linhaça também apresentam ômega 3.

• Aproveite esse momento para experimentar um alimento novo ou fazer suas refeições. Estar na cozinha ativamente ajuda a criarmos melhores hábitos.

A Católica SC conta com formação para bacharel em nutrição O curso de Nutrição da Católica SC oferece oportunidades para que o acadêmico complemente sua formação com diferentes componentes curriculares, atividades de extensão supervisionadas e projetos de aprendizagem colaborativas. É possível cursar outras disciplinas de interesse, componentes curriculares que trabalham competências sócio emocionais, participar de projetos comunitários, desenvolver estágio curricular supervisionado obrigatório e não obrigatório, trabalhar com projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no trabalho de conclusão de curso (TCC).

Os conteúdos programáticos estão relacionados com o processo de saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. As disciplinas do curso são estruturadas dentro de três grandes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais, Humanas e Econômicas e Ciências da Alimentação e Nutrição.

As oportunidades para o profissional

O nutricionista atua com a ciência dos alimentos e sua relação com a saúde humana. A partir da interpretação das demandas da sociedade, trabalha com a segurança alimentar e a atenção dietética para promover, prevenir, manter e recuperar o bem-estar. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas, é possível atuar nas seguintes áreas:

• Alimentação Coletiva: Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissárias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador.

• Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos: desenvolvimento e produção de produtos relacionados à nutrição, comercialização e distribuição de alimentos e marketing em nutrição.

• Clínica: hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spas, e quando em atendimento domiciliar;

• Ensino, Pesquisa e Extensão: ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionada à nutrição.

• Esportes e Exercícios Físicos: academias, clubes esportivos e similares;

• Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária.