Mato Grosso conquista brasileiro de karatê tradicional

O XXIII Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional, com disputas em Joinville (SC) desde a quinta-feira, teve sua fase final de disputas no sábado no ginásio da Univille.

Na contagem geral, considerando as 64 modalidades disputas nas categorias infanto-juvenil, júnior e adulto, a delegação de Mato Grosso ficou com a primeira colocação, seguida do Paraná (2º), Bahia (3º) e São Paulo (4º).

Nos resultados individuais, além dos destaques dos estados classificados nas primeiras colocações, atletas do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Pará se sobressaíram.

Nas disputas entre equipes (3 contra 3), a equipe do Paraná sagrou-se campeã brasileira ao vencer a equipe de Alagoas com grande vantagem de pontos (10 a 0).

Seleção Brasileira vai treinar em Joinville

Conforme o presidente da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional, Gilberto Gaertner, a etapa realizada em Joinville surpreendeu tanto no nível técnico como na presença de atletas de várias regiões. “Houve um aumento de 25% no número de participantes, o que qualificou muito a competição e permitiu um elevado índice técnico”, informou.

A etapa realizada em Joinville também serviu para que a Confederação Brasileira de Karatê Tradicional convocasse a equipe de 30 atletas que vai representar o País nos Jogos Panamericanos, em novembro, no Chile.

A partir da convocação, os treinamentos começam a ser intensificados em outubro. Segundo o presidente da CBKT, uma das etapas do treinamento deve acontecer em Joinville, em data a ser definida.
 
O XXIII Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional reuniu cerca de 500 atletas de 6 a 60 anos, representando 18 estados. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Tradicional em parceria com a Católica de Santa Catarina e Univille.