O MEC – Ministério da Educação publicou na última semana a Portaria Normativa n.º 13, de 27 de junho, que altera a data da prova do Enade do dia 18 para o dia 25 de novembro de 2012. Universitários que irão prestar o exame devem ficar atentos à nova data.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

 Em 2012, o Enade avaliará os estudantes dos cursos que: 

• conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (que podem ser organizados em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos da área), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e

• conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

Quem é inscrito no ENADE 2012?

  • Ingressantes: estudantes que tenham iniciado o curso a ser avaliado pelo Enade 2012 com matrícula inicial no ano letivo de 2012 em curso a ser avaliado pelo Enade;

 

  • Concluintes: estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2012 até julho de 2013, assim como aqueles que tenham completado mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso até o período final de inscrição; e

  • Irregulares junto ao Enade de anos anteriores: estudantes que estiveram obrigados ao Enade de anos anteriores e, por qualquer razão, não participaram da prova no ano de sua habilitação e nem tampouco foram beneficiados com dispensa pelo MEC.

Quem faz a prova em 2012?

Todos os estudantes concluintes inscritos.

Atenção para os estudantes que participarão da prova:

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 25 de novembro de 2012, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no Enade 2012 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao Enade 2012.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante concluinte, habilitado ao Enade 2012, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Acadêmicos da Católica SC que farão a prova podem obter mais informações pelo telefone (47) 3275-8214 ou e-mail avaliacao@catolicasc.org.br.

Fonte:

Manual Enade 2012 (atualizado em 02.07.2012)

Portaria Normativa Nº 13, de 27 de Junho de 2012

http://portal.inep.gov.br/enade