Entre os dias 20 e 21 de abril a Pastoral da Católica de Santa Catarina, representada pelo pastoralista Marcos Paulo Oliari, juntamente com os acadêmicos Roberto Berthelsen da Silveira, aluno da 8º fase do curso de Direito em Jaraguá do Sul e Lara Lays Bressan, aluna da 1º fase do curso de Arquitetura e Urbanismo em Joinville, participaram do Encontro de Jovens Universitários Maristas na cidade de Londrina – PR. Estiveram também presentes neste encontro os representantes da Pastoral e da Comissão da Juventude dos cinco campi da PUCPR (Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Londrina e Toledo).

Segundo o Ir. João Batista Pereira, responsável pela PJM (Pastoral Juvenil Marista) no Brasil, foi um encontro histórico, pois pela primeira vez foi discutido como será a metodologia da PJM para a Universidade. A partir deste encontro, será montado um Grupo de Trabalho, que irá elaborar um documento próprio para a ação da PJM na Universidade. “A Pastoral Juvenil Marista a princípio surgiu a princípio para os colégios e centros sociais maristas. Mas percebeu-se também a necessidade de implantá-la na universidade”, comenta o pastoralista Marcos.

A PJM é um projeto que existe desde 2005 e está presente em vários países do mundo. O desejo do Superior Geral dos Irmãos Maristas, Ir. Emili Turu é que até 2017 na celebração dos 200 anos da fundação do Instituto Marista, a PJM esteja presente em todas as unidades Maristas do mundo.