Formação em Pedagogia da Católica de SC prepara o profissional para a importante tarefa de promover o desenvolvimento social

Nesta quinta-feira, 20 de maio, é celebrado o Dia do Pedagogo, profissional estratégico para o desenvolvimento social dos seres humanos e, consequentemente, da sociedade. A palavra pedagogia é de origem grega, uma junção de paidós (criança) e agodé (condução). A Pedagogia é a área do conhecimento que abarca os processos de ensino e aprendizagem. Os cursos de graduação nessa área preparam os profissionais para atuarem em diversos segmentos do mercado, que vão muito além da sala de aula, mas sempre voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana.

É do pedagogo a responsabilidade de planejar, implementar, avaliar e sistematizar atividades que promovam a disseminação e assimilação do conhecimento. Ele pode somar com seus conhecimentos em instituições de ensino, como professor ou gestor; em espaços de educação não formal, como ONGs (organizações não governamentais), clínicas, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações, presídios e clubes; empresas; em editoras e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância; e em consultoria.

Na Católica de Santa Catarina, a formação em Pedagogia é licenciatura e oferece ao acadêmico a possibilidade de transitar por diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, a psicologia. Outro diferencial é a existência de carga horária para atividades práticas previstas em todas disciplinas, além do estágio supervisionado. O curso dura quatro anos, com aulas na modalidade EaD (Educação a Distância), que oferecem a comodidade de poder escolher onde e quando estudar.