Um problema rotineiro dos usuários do serviço de transporte coletivo de Jaraguá do Sul serviu de inspiração no desenvolvimento de um projeto de pesquisa acadêmica da aluna Tamara Melo, do curso de Design da Católica de Santa Catarina. A jovem, que cursa a 6ª fase da graduação, percebeu a dificuldade que diversas pessoas têm, no momento que estão no ponto de ônibus, de solicitar a parada ao motorista para o embarque. “Como usuária de transporte coletivo, vi algumas vezes mães com bebês no colo e sacolas de compras, oque dificulta ou impossibilita acenar para o motorista”, comenta.

A intenção da acadêmica era desenvolver um projeto que contemplasse a sustentabilidade e a acessibilidade, que também beneficiasse portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e auditivos. “A ideia inicial era utilizar o lixo eletrônico, mais precisamente placas-mães inutilizadas, na concepção do sinalizador e dos equipamentos, mas essa iniciativa não deu certo, porque não há como mensurar a quantidade descartada mensalmente deste material, o que dificultaria a produção, caso o montante recebido fosse menor que o necessário”, afirma Tamara, acrescentando que chegou a essa conclusão conversando com a representante da FUJAMA – Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Josiane Trocatti. 

Tendo como base a pesquisa bibliográfica, a análise de projetos semelhantes desenvolvidos nas cidades de Londrina, no Paraná, e na capital paulista, além de questionários respondidos por usuários de transporte coletivo e motoristas de ônibus urbanos de Jaraguá do Sul, a acadêmica desenvolveu uma estrutura de sinalizador eletrônico para a indicação de ônibus, acionado tanto por toque (touchscreen) quanto por comando de voz. O projeto foi finalizado sob a orientação dos professores, Nelson Martins de Almeida Netto, coordenador do curso de Design da Católica SC em Jaraguá do Sul, e Karlan Muniz.  

“Desenvolvi o sinalizador, que é totalmente didático e de fácil compreensão, tentando facilitar o processo de embarque e desembarque nos pontos de ônibus. Os motoristas aprovaram o projeto e até me ajudaram na escolha das cores e disposição dos trajetos”, diz Tamara acrescentando que a percepção de que o sinalizador também beneficiaria analfabetos se deu durante o desenvolvimento da pesquisa. “Essa foi uma sugestão dada ao orientador do projeto, por professores da Católica SC”, completa.

O sinalizador consiste em duas telas: uma menor, localizada na parte inferior do ponto de ônibus, e uma tela maior, que seria acoplada acima da estrutura do abrigo, para a visualização do motorista. Assim que o usuário do transporte acionasse o trajeto desejado, ele apareceria na tela grande e o motorista responsável pela linha pararia para o embarque do passageiro. No painel do usuário seria possível também incluir outras informações importantes aos passageiros.

A acadêmica esteve envolvida no desenvolvimento do projeto por seis meses, desde 2011 até o começo deste ano, sendo bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa da Católica de Santa Catarina. O resultado será apresentado durante o Congresso de Iniciação à Pesquisa da Católica SC em Jaraguá do Sul, que acontecerá entre os dias 23 e 24 de outubro.