Você já deve ter dado de cara com alguma campanha de novembro azul por aí. Esse movimento acontece para incentivar a prevenção ao câncer de próstata. Apesar de ter ligação com homens de idade mais avançada, saber dos seus riscos e formas de prevenção é importante para que todos se conscientizem. 

Não é à toa que a mobilização é tão grande: o câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. Quando se trata de mortes, é responsável por 10% delas em pacientes do sexo masculino atrás, apenas, dos tumores de pulmão e intestino.

Conheça as 6 principais informações sobre a doença:

Câncer de próstata: tire suas principais dúvidas.

1. Afinal, o que é a próstata?

Responsável pela produção de espermatozóides, a próstata é um órgão que fica localizado entre a bexiga e o reto. O câncer acontece quando há o crescimento desordenado das células na glândula até chegar ao tecido que a reveste.

2. Como o câncer acontece?

Geralmente, as células em descontrole atingem, principalmente, tecidos ósseos e podem permanecer lá por anos antes de passar para outros lugares. Essa característica faz com que pacientes sintam dor principalmente nos ossos da coluna. Mas também podem afetar diretamente outras regiões do órgão.

3. Quais são os sintomas?

Um dos principais riscos associados ao câncer de próstata é a ausência de sintomas na fase inicial da doença. Quando o tumor avança, podem ser notados: dificuldade e dor ao urinar, incontinência, presença de sangue na urina ou esperma, em casos mais graves.

O diagnóstico tardio, no entanto, reduz as chances de cura. Por isso, a realização de exames preventivos é indispensável.

4. Quais são os principais fatores de risco?

Alguns fatores relacionados às condições de saúde e estilo de vida podem aumentar as chances de desenvolver a doença. São eles:

-Idade avançada, especialmente depois dos 40 anos.
-Histórico familiar da doença, principalmente quando parentes próximos (pai, tios ou irmãos) já tiveram o diagnóstico confirmado.
-Obesidade ou alimentação irregular e deficiente.
-Sedentarismo.

Mulheres trans têm menos risco, já que os níveis de testosterona no organismo são menores se comparados aos de um homem cis, mas também podem desenvolver o câncer.

5. Por que ainda existe preconceito?

Devido ao toque retal, principal modalidade de exame preventivo, parte dos homens evita e adia a prevenção. Apesar de desconfortável, o que eles podem não saber é que o procedimento dura cerca de um minuto, apenas.

O PSA, outro exame realizado para prevenção, consiste na coleta e análise de uma amostra de sangue. Ambos devem ser realizados a partir dos 50 anos. Em casos de histórico familiar da doença, a idade é reduzida para 40 anos.

Por fim, a manutenção de hábitos saudáveis como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos são uma maneira eficiente de evitar essa e outras doenças.

6. Câncer de pênis e de testículos: qual a diferença?

O câncer de próstata não deve ser confundido com o de pênis ou de testículos, dois tipos de tumores menos comuns. Apesar de poder evoluir para outras áreas, tratam-se de doenças diferentes.

O câncer de pênis pode ocorrer devido a má higiene íntima, infecção pelo vírus HPV e negligência de circuncisão e se apresenta como uma ferida e secreção.

Enquanto isso, o câncer de testiculo atinge um grupo com faixa etária a partir de 15 anos e tem como principais fatores de risco histórico familiar, infertilidade e criptorquidia (quando um dos testículos não desce para o saco escrotal). Ele pode ser percebido a partir do aparecimento de um nódulo na região, aumento ou diminuição dos testículos, dor no abdômen e presença de sangue na urina.

O fato é que a saúde não pode ser negligenciada de nenhuma forma. Segundo dados do Ministério da Saúde, homens são os que menos procuram serviços de saúde e buscam mais atendimento para urgências e emergências, ou seja, quando já há um estado grave. Garantir a prevenção é um dever deles e de todos que convivem com alguém que possa ser acometido pelo câncer de próstata.

Quer fazer sua parte nessa causa? Comece compartilhando esse post para levar a informação além! ?