No período de 22 a 26 de outubro, o professor Moisés Luiz Parucker, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Joinville apresentou trabalho no 22º. Congresso de Mecânica, Metalurgia e Materiais que aconteceu na Universid Tecnica Frederico Santa Maria, no Chile. O trabalho intitulado “Análise da composição gasosa na nitretação a plasma de aços AISI H13” faz parte do projeto de pesquisa do PROINPES da Católica SC em parceria com a UFSC e conta com a colaboração do estudante de Engenharia Mecânica, Edinei Locks Junior.  

A importância do tema está relacionada ao potencial metalomecânico de Joinville e região, principalmente de ferramentarias que fabricam moldes e matrizes para as mais diversas aplicações como: corte, conformação, injeção, extrusão, entre outros. “Diante da ampla utilização de diversos tipos de aços e o alto custo envolvido na produção de novas ferramentas, o uso de processos de tratamento de superfícies metálicas, como a nitretação por plasma, se faz necessário, pois possibilita ampliar a vida útil dos ferramentais, minimizando, por exemplo, efeitos de desgaste”, afirma o professor.

O docente ainda acrescenta que, a nitretação por plasma é um tratamento termoquímico que confere características especiais aos aços tratados, pois eleva a dureza da superfície, a resistência à fadiga, a resistência ao desgaste e a corrosão, além de ser realizado em temperaturas menores que os processos convencionais e não promover a geração de resíduos industriais. “Neste sentido, estudo das adequadas condições de tratamento térmico  aplicados a diferentes tipos de aços, possibilita obter melhores propriedades mecânicas, reduzindo tempo de processamento e custos de produção, além de ser um processo ambientalmente correto”, defende o coordenador.