Os professores Marco Antônio Murara e Adriane Schimainski dos Santos, dos cursos de graduação e alunos do programa de mestrado em Administração Minter PUCPR-Católica de Santa Catarina estão nos Estados Unidos para apresentar artigos científicos na conferência anual da Sociedade Americana de Gestão de Produção e Operação.
 
Os dois artigos foram escritos para a disciplina gestão da cadeia de suprimentos. Adriana escreveu o artigo “Análise dos aspectos de logística usados pelo Grupo Mime: um estudo de distribuição e rede de postos de combustíveis”, e o artigo de Murara tem o título “O dinheiro que vem do lixo”, que trata desde a separação feita nas residências até o reenvio para a indústria de embalagens, abordando também os programas públicos para conscientização do cidadão e a gestão da coleta seletiva.

A Sociedade Americana de Gestão de Produção e Operação é formada por várias universidades americanas, como a University of Texas, University of Oregon, University of Dayton, University of Cincinnati & Florida International University. O evento ocorre na cidade de Reno, no estado de Nevada, com o objetivo de compartilhar informações a gerentes, cientistas, educadores, estudantes, organizações públicas e privadas, nacionais e locais, buscando a melhoia das pesquisas e o ensino público e privado.

A seleção de trabalhos passou por etapas como a aprovação do resumo do artigo e posterior aprovação do artigo completo. São aproximadamente 1.000 trabalhos selecionados, com a participação de representantes de cerca de 45 países. O maior grupo de “estrangeiros” vem do Brasil com aproximadamente 100 trabalhos aprovados.

Para o professor Júlio César da Silva, coordenador de pós-graduação, trata-se de um momento muito importante na carreira acadêmica e pessoal dos dois professores. Além de apresentar seus trabalhos sobre realidades brasileiras e levar o nome da cidade de Jaraguá do Sul para um evento internacional, eles também terão a oportunidade de contatos com novas culturais e realidades, possibilitando enriquecer ainda mais as suas aulas na instituição.