Projeto Comunitário oferece vagas aos acadêmicos interessados em participar de ações sociais

O Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina, unidade de Jaraguá do Sul informa que há vagas para atividades voltadas ao trabalho voluntário aos alunos interessados e que precisam complementar as horas do componente curricular obrigatório.

A professora Diva Spezia Ranghetti, coordenadora do Núcleo explica que um dos projetos que está em fase de desenvolvimento é a “Ação Doação Solidária”, elaborado pelos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental juntamente com os docentes do curso em parceria com o Projeto Comunitário. “A ação consiste em promover a Educação Ambiental no bairro João Pessoa em Jaraguá do Sul. Os acadêmicos conversarão com os moradores sobre a necessidade de reciclar materiais e a importância ambiental e social do processo de reciclagem”, confirma a professora.

Paralelo a essa iniciativa, os alunos também apresentarão o projeto “Doação Solidária” recolherá materiais de construção para doar a quem necessita.

Para participar desta ação, os alunos interessados devem inscrever-se no Projeto Comunitário, e receber mais informações durante uma oficina com a turma de Gestão Ambiental.

Não há restrição de cursos, todos os acadêmicos aptos ao projeto comunitário podem fazer parte desta ação. Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 23 de março (sexta-feira) à noite.

Cronograma de atividades:

Dia            Local                                 Horário                           Ação
24/03    Católica de SC            8h às 11h       Oficina de Formação
31/03    Bairro João Pessoa      8h às 15h       Inserção na comunidade
14/04    Bairro João Pessoa      8h às 15h       Inserção na comunidade
28/04    Bairro João Pessoa      8h às 15h       Inserção na comunidade
05/05    Bairro João Pessoa      8h às 15h       Inserção na comunidade

 Total de horas após Projeto Concluído: 31horas.

Outras ações comunitárias com vagas abertas

O NPC da Católica de Santa Catarina também está com vagas para a inscrição de acadêmicos para participar de dois outros projetos. Um deles, intitulado “Xadrez na Praça” tem como objetivo de ensinar a modalidade esportiva às pessoas que não têm familiaridade com o jogo, mas gostariam de aprender.

Os acadêmicos prestaram o serviço comunitário no Calçadão em frente à Fundação Cultural (antiga Estação Ferroviária de Jaraguá do Sul), das 8h30min às 12 horas, aos sábados nas seguintes datas: 07/04, 05/05, 12/05, 09/06, 07/07, 04/08, 08/09, 06/10, 10/11. O aluno precisa ter disponibilidade para atuar em pelo menos quatro encontros, para ter direito a certificação.

O outro projeto é Orientação e Pesquisa Profissional/ocupacional no Sine (Sistema Nacional de Emprego), próximo ao Hotel Itajara no centro de Jaraguá do Sul. Os alunos participantes desenvolverão atividades de orientação às pessoas que buscam emprego no órgão e identificar o perfil desse público. Eles contarão com o apoio de um roteiro definido em formulário próprio que deverá ser preenchido.

As ações acontecerão de segunda a sexta-feira em horário comercial. O participante poderá atuar uma vez por semana ou todos os dias, optando pelo período matutino ou vespertino.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8330 ou por e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br