Descobrir o novo nem sempre é privilégio de quem tem pouca idade. Casados há 44 anos, Ivo e Verônica Schwartz certamente já vivenciaram muitas experiências, mas mesmo assim o sábado foi diferente para os dois aposentados.

Ao lado de outros 62 participantes do projeto de Inclusão Digital que a Católica de Santa Catarina iniciou no fim de semana em Joinville, o casal não escondia a alegria pela oportunidade de saber um pouco mais sobre o uso do computador.

Durante 5 encontros nos finais de semana o grupo formado por adultos e idosos com até 80 anos vai contar com o apoio de acadêmicos da instituição em noções básicas de informática. Aprendem a acessar a internet, a utilizar e-mails, sites de busca, o uso de programas de texto, e a interagir em redes sociais como facebook e tuitter, por exemplo.

Responsável pelo Núcleo de Projetos Comunitários da Católica SC, a professora Diva Spézia Ranghetti diz que o programa é sucesso absoluto. Desde que teve início no ano passado, em Jaraguá do Sul, mais de 200 participantes já receberam as aulas ministradas pelos estudantes gratuitamente para a comunidade.

 

“Tem sido uma experiência gratificante. É um novo olhar que se apresenta as pessoas que nem sempre têm acesso à informática. Para os nossos acadêmicos compartilhar conhecimentos na área da informática com os adultos e idosos é uma aprendizagem significativa.” comenta.

Em Jaraguá do Sul, onde as aulas já ocorrem há mais tempo, novas turmas foram formadas, caminho que deve ser seguido em Joinville, indica a responsável. “Temos mais de 40 pessoas na fila de espera e pela disposição dos nossos estudantes com certeza teremos outras turmas”. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br.