A convite da Católica de Santa Catarina, dois consultores especializados em processos de criação de cursos de Medicina visitam Jaraguá do Sul nesta sexta-feira (3). A visita dá continuidade aos estudos que a Instituição de Ensino Superior realiza com vistas à viabilização da graduação no município, atendendo reivindicação de setores da comunidade para a ampliação da oferta de formação na área médica.

 

Conforme o reitor Robert Burnett, a presença dos consultores José Lúcio Machado e Evandro Guimarães Rosa tem objetivo de sensibilizar o poder público e lideranças em relação à estrutura de apoio necessária para que o curso se torne realidade. “A graduação terá ênfase na medicina da família, uma área médica com grande impacto na comunidade porque atende a rede básica de saúde. Trouxemos os dois especialistas para que conheçam a estrutura que o município dispõe em relação ao atendimento médico-hospitalar e nas unidades de saúde nos bairros. Isto se torna fundamental para que os profissionais formados na instituição percebam esta demanda e encontrem oportunidades de trabalho na região”, assinala o professor Robert.

 

Acompanhado do pró-reitor administrativo Paulo Onildo Matos e do médico Luís Stoerbel, coordenador do curso, o reitor Robert Burnett promoveu encontro pela manhã dos dois consultores com o secretário de Saúde do município Ademar Possamai, com a diretora administrativa Nancy Zimermann, com a diretora de Atenção Básica Iuá Guenther, e com dois profissionais médicos responsáveis pelo programa Saúde da Família, Hérica Tomelin e Michel de Oliveira. Após reunião na Secretaria de Saúde, o grupo visitou as Unidades de Saúde dos bairros Vila Lenzi e Tifa Schubert, e o Hospital e Maternidade São José.

 

O secretário Ademar Possamai reafirmou o compromisso da atual gestão em ser parceira do projeto de criação do curso, destacando a importância na atenção básica que o programa Saúde da Família passa a contar durante a formação acadêmica e depois com os profissionais graduados. 

Com a experiência de ter participado na formatação de mais de 25 cursos em várias regiões do Brasil, Josué Lúcio Machado salientou que um curso com as características do projeto definido pela Católica SC traz resultados muito positivos justamente porque ao longo da formação os estudantes prestam serviços à comunidade, auxiliando as administrações públicas quanto às necessidades de atendimento básico. Ligado à Câmara Temática da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Evandro Guimarães ressaltou a importância do município se integrar ao projeto e colocar sua estrutura na área da saúde à disposição do curso.