“Ahh, a alegria de ser um eterno aprendiz!” Nos primeiros meses do ano a gente sempre começa a refletir sobre onde quer chegar e estabelecer metas para alcançar os nossos objetivos.

Especialmente diante de um cenário diferente. Afinal, 2020 trouxe muitas mudanças para a rotina de todo mundo, mas também foi uma oportunidade para desacelerar e pensar sobre as pessoas e profissionais que queremos ser daqui pra frente.

Mas como colocar isso na prática? Existem várias formas diferentes que você pode desenvolver novas competências e ampliar suas habilidades, garantindo uma formação ainda mais completa e transformadora.

Que tal aproveitar o retorno das aulas pra fazer tudo isso acontecer? ? Confira algumas metas que você pode atingir em 2021:

1. Aprender um novo idioma

Você sabia que aprender outra língua é um ótimo estímulo para sua memória e habilidades cognitivas? Além disso, essa competência enriquece o seu repertório cultural e é um diferencial para seu currículo profissional.

O melhor é que existem várias formas de praticar isso sem nem precisar sair de casa! O aplicativo Duolingo, por exemplo, é gratuito, fácil de usar e oferece aulas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e ainda mais. O app está disponível para Android e iOS, com um conteúdo focado em atividades do cotidiano e divididas por níveis de dificuldade.

Outra opção é o Busuu, que também oferece uma grande variedade de idiomas e exercícios práticos para você aprender de graça. Um atrativo interessante é que você pode estabelecer metas, montar seu próprio plano de estudos e acompanhar o quanto você está avançando no curso a cada semana.

Se o seu intuito é focar no aprendizado do inglês, no site Learn English Online você consegue assistir 56 lições gratuitas, do nível básico ao intermediário, além de interagir e tirar dúvidas com outras pessoas no fórum, conferindo dicas de gramática e pronúncia. Legal, né? 🙂

2. Cursos fora da sua área de formação

Todo conhecimento agrega na sua jornada. Então, não tenha medo de se aprofundar em um tema que te interessa, mesmo que não esteja diretamente relacionado ao seu curso. O que não faltam são opções interessantes de cursos on-line de literatura, educação financeira, inteligência emocional, programação, habilidades manuais e muito mais!

Separamos algumas indicações para você, vem ver:

A Slash Education é uma plataforma parceira da Católica SC, focada no aprendizado de soft skills, oferecendo cursos para gestão de pessoas, resolução de problemas, inteligência emocional e mais. Você pode começar com 4 cursos gratuitos que foram disponibilizados durante a pandemia, com aprendizados sobre empreendedorismo, carreira, ética e inovação.

Outra opção é a Domestika, focada em cursos on-line da área criativa, onde você tem a oportunidade de aprender com profissionais renomados de ilustração, fotografia, animação e outros. As aulas estão disponibilizadas em vídeos ao vivo, para você assistir quando preferir, e você também recebe um certificado de conclusão ao final.

Agora, se você tem interesse em se aprofundar mais na área de humanas, o Espaço Cult é a opção certa para você, com cursos de literatura, filosofia, sociologia e história, enquanto o Museu da Imagem e do Som – MIS foca em cinema, fotografia, escrita e cultura em encontros online e ao vivo. Vale a pena conferir!

Além disso, aqui na Católica SC existem diversas opções de cursos livres de curta duração. São aulas on-line abordando várias áreas do conhecimento, contribuindo também para o desenvolvimento de soft e hard skills, com metodologias ágeis, mais liberdade e flexibilidade para você. 😉

3. Aprender a tocar um instrumento

A prática deste hobby pode ser uma ótima forma de combater o estresse e exercitar a criatividade, além de melhorar a sua concentração e foco. Afinal, a música tem o poder de trazer mais vida e alegria para os nossos dias, transformando nossos sentimentos em melodias. Quer coisa melhor que isso?

Existem vários sites que oferecem cursos on-line para diversos instrumentos, como Musicdot e Udemy. No YouTube, você também encontra alguns canais para começar os seus estudos de forma gratuita, como o Cifra Club, CZR Cifras e Quero Tocar Bateria. Com algumas aulas, treino e dedicação, logo logo você já estará tocando as suas músicas favoritas.

Lembrou de algum amigo ou familiar que já toca um instrumento? Uma opção legal é pedir para a pessoa te ensinar ou dar dicas. Assim, vocês criam novas memórias juntos e se aproximam ainda mais enquanto você aprende. Nada mal, né? 🙂

4. Comece um esporte

Hábitos saudáveis fazem toda a diferença no seu dia a dia. Inclusive, aposto que já tem um tempo que você está prometendo se dedicar mais pra isso, não é mesmo? Além de fazer bem para a saúde do corpo, a prática de esportes também é uma ótima forma de fortalecer sua disciplina, melhorar seu humor, fazer novos amigos, entre outros benefícios incríveis!

E opções de aulas e treinamentos on-line não faltam! Se você gosta de yoga, os canais no YouTube da Pri Leite, Fernanda Yoga e Yoga Mudra oferecem aulas completas e gratuitas, com durações e níveis de dificuldade variados.

Se você prefere algo mais agitado, para extravasar a energia, o canal Fit Dance e Playdance ensinam coreografias divertidas para os hits do momento, enquanto o canal Exercício em Casa conta com uma grande variedade de treinos para você suar e se mexer.

Seja futebol, pilates, vôlei, alongamentos ou qualquer outra atividade, temos certeza que você vai encontrar um esporte que combina com você e curtir cada momento. 😉

5. Participar da Pastoral Universitária

Que tal dedicar seu tempo para ajudar quem precisa? A solidariedade faz parte da missão da Católica SC e também pode te acompanhar na sua jornada universitária, conectando você diretamente ao seu propósito, além de promover o autoconhecimento, criar conexões significativas com quem está ao seu redor e fazer o bem. Já imaginou que demais? ?

E aí, conseguiu definir seus objetivos para 2021? Vem com a gente tirar esses planos do papel!

Acompanhe a Católica SC no Instagram e no Facebook para ficar ligad@ nas nossas próximas dicas. ?

Fonte: Guia do Estudante, ViaCarreira e Educa+ Brasil