O reitor da Católica de Santa Catarina, professor Robert Burnett, participou nesta quarta-feira (29) da primeira reunião mensal da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul. Convidado pela diretoria recém-empossada, falou sobre as perspectivas da Instituição para os próximos anos e descreveu projetos programados para o avanço da oferta de ensino superior e no relacionamento da Católica SC com a comunidade.

“Nossa expectativa é de ampliar a essa relação que sempre foi forte, com o envolvimento da Católica com os diversos setores da comunidade, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento com qualidade do município e região”, reforçou. Como esse foi o primeiro encontro com o segmento lojista desde a escolha de seu nome à Reitoria, Robert Burnett apresentou breve resumo do currículo profissional, destacando a formação em Engenharia de Telecomunicações e o período atuando no meio acadêmico e empresarial nos últimos 30 anos, sendo desde 1986 na PUCPR, e mais recentemente a vinda a Jaraguá do Sul.

O reitor, que também passa a compor a nova diretoria da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul como um dos vice-presidentes para o período 2012-2013, lembrou que a Católica SC é uma instituição que oferece 13 cursos de graduação e várias especializações, somando 2.800 alunos em Jaraguá do Sul, com presença também em Joinville. Ao falar de novos projetos, assinalou que várias ações estão integradas ao planejamento da instituição. “As perspectivas são muito boas no sentido de buscarmos atender as demandas da comunidade nas áreas de formação, de extensão e de pesquisa, que permitirão alcançar no futuro o status de uma universidade. Mas esse é um caminho longo e que requer investimentos significativos”, ressaltou.

No âmbito de novas graduações, disse que a ideia é diversificar os cursos, hoje fundamentalmente focados na área das engenharias, oferecendo alternativas na área da saúde, ampliar a oferta de especializações na modalidade presencial e in company em parceria com empresas. Outras prioridades são o desenvolvimento de projetos para o setor produtivo, e  atuar fortemente na área de inovação e tecnologia.

“Vamos inserir cada vez mais a Católica na comunidade como instituição de pesquisa aplicada, mas com projetos que tragam benefícios aos cidadãos”, enfatizou. O reitor citou estudo que será iniciado em breve para avaliar a viabilização de um curso de medicina, assinalando que um relatório será preparado para que o assunto tenha ampla discussão com a sociedade organizada. Na plenária, aproveitando a presença do comando do 14º Batalhão da PM, o reitor informou que estão sendo mantidos contatos com a corporação com vistas à realização de um mestrado em segurança pública.

A posse de Robert Burnett na diretoria da ACIJS, presidida pela empresária Monika Hufenussler Conrads, ocorre no dia 22 de março, às 19h30min, durante solenidade no Clube Atlético Baependi, em Jaraguá do Sul.