Representantes do CREA de Santa Catarina estiveram, na noite da última quarta-feira (15), reunidos com acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. O assessor de Capacitação, Convênios e Relações Institucionais do CREA-SC, Paulo Ruaro e o coordenador do Programa CREAJr–SC, Rodrigo Caléffi Alves Marques se reuniram com os alunos para explicar os objetivos e a atuação do CREAJr-SC.

Durante a apresentação do programa, os dirigentes acrescentaram que em Jaraguá do Sul há um Núcleo do CREAJr-SC, que é ligado à Inspetoria do CREA-SC, onde atua a Comissão Acadêmica Regional-CAR. “Nossa intenção aqui em Jaraguá do Sul é fomentar as atividades do Núcleo, promovendo nos próximos dias, as eleições dos representantes que irão compor a CAR”, comentou Paulo, acrescentando que além da Comissão Regional existe também a Comissão Acadêmica Estadual – CAE, que é composta por um membro de cada uma das CARs, podendo totalizar 23 membros em Santa Catarina.  

De acordo com o professor Renato Zanandrea, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina, o Núcleo do CREAJr-SC foi implantado na região em meados de 2012 e inicialmente só contava com a participação dos alunos do curso de Engenharia Elétrica. “Agora queremos que os outros acadêmicos de Engenharia Mecânica e de Produção também estejam envolvidos nos trabalhos do CREAJr-SC. Por isso viabilizamos essa palestra e estamos incentivando-os a se tornarem membros corporativos do órgão e despertarmos o interesse de alguns alunos a serem candidatos e representantes dos cursos de Engenharias da Católica SC na CAR”, disse.

Mais informações sobre o Programa em Jaraguá do Sul pelo e-mail zana@catolicasc.org.br com o professor Renato Zanandrea.

Sobre o CREAJr-SC

O programa CREAJr-SC tem como objetivo aproximar da realidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema CONFEA/CREAs. Além disso, o programa também intenciona proporcionar espaço de discussão sobre legislação e temas profissionais; auxiliar na formação de novas lideranças; motivar os estudantes para participação nas Entidades de Classe; e fortalecer o canal de comunicação com as Instituições de Ensino são algumas das propostas.

O programa CREAJr-SC foi implantado no CREA-SC em junho de 2011 em seis regionais: Blumenau, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste. Hoje são mais de 11 Comissões Acadêmicas Regionais no Estado, que totalizam mais de 3 mil membros corporativos. No total, são 38 cursos e 17 Instituições de Ensino representadas no CREAJr-SC.