Será realizado no sábado, 13 de março, das 9 às 12h, o 2⁰ Seminário do Proesde Desenvolvimento, da Católica de Santa Catarina, Edição on-line. Durante o evento, os acadêmicos contemplados pelo Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e participantes do Proesde vão socializar as propostas de projetos de gestão e inovação, nos setores de apoio psicológico, metodologias de ensino, apoio pedagógico, políticas públicas, espaço físico e iniciativa privada.

As iniciativas são voltadas para a Escola de Educação Básica:

  • Presidente Médici, de Joinville,
  • Escola de Educação Básica Julius Karsten, de Jaraguá do Sul.

Haverá transmissão digital do seminário via canal do YouTube do Centro Universitário . “O objetivo é compartilhar com a comunidade, escolas do ensino médio e acadêmicos o resultado de todos os projetos desenvolvidos no ano passado junto às escolas estaduais”, explica Carine Santos, coordenadora do Proesde Desenvolvimento da Católica SC.

O Proesde

O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) de Santa Catarina é um curso composto por atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão. Permite ao estudante intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre a formação acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico da região. Ele faz parte do programa de bolsas universitárias de Santa Catarina, o Uniedu, pelo qual o estado concede bolsas de estudo, de pesquisa e de extensão, para o pagamento total ou parcial das mensalidades dos estudantes economicamente carentes, matriculados regularmente nos cursos de graduação, nas instituições de ensino superior cadastradas na Secretaria de Educação.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário presente em Jaraguá do Sul e em Joinville, com unidades também em Itajaí e em Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro.