Um time de profissionais de Engenharia de Produção da Católica SC, está focado, desde 2018, em promover ações de melhorias dos processos internos no Hospital e Maternidade Jaraguá. O projeto de extensão Lean Health Care conta com a atuação de bolsistas por meio do fomento do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina).

A parceria surgiu por meio de um desafio proposto ao centro universitário por Sergio Alves, diretor executivo de operações do hospital. Ela vai ao encontro do propósito permanente da Católica SC de intensificar a proximidade com a comunidade. “Iniciativas como esta permitem gerar conhecimento na academia e inserir os alunos em uma realidade semelhante à que vão trabalhar. Podemos demonstrar de forma prática os conceitos da indústria, que podem ser utilizados em qualquer área”, avalia Elissa Danielle Silva, professora e atual coordenadora do projeto.

O planejamento do Lean Health Care começou em 2018. Em 2019, os acadêmicos das turmas da manhã de Engenharia de Produção foram envolvidos na prática por meio de três disciplinas, com o acompanhamento e supervisão dos professores Márcio Moacir Pereira e Jerson Kitzberger, além de Elissa.

“Os alunos analisam a infraestrutura e os procedimentos, inclusive até como objeto de estudo em trabalhos de conclusão de curso. Desde o início das atividades, já propusemos algumas melhorias, como realização de 5S, mudanças nos processos de recebimento e entrega de insumos, alterações no atendimento e reorganização do CMR e da farmácia. Muitas dessas sugestões estão em estudo, e outras já foram implantadas, como o 5S, que trouxe resultados positivos. Outro avanço importante foi a abertura de canal de sugestões e reclamações, uma necessidade detectada a partir de entrevistas com colaboradores”, explica Elissa. “O lean é uma metodologia criada pela Toyota e amplamente aplicada em indústrias pelo mundo. Os principais objetivos são promover a melhoria contínua, a eliminação de desperdícios, a redução dos custos e, consequentemente, aprimoramento dos resultados financeiros e da produtividade”, acrescenta a professora.

Elissa assegura que ainda há muitas outras melhorias por vir, pois a parceria está prevista para continuar até, pelo menos, abril de 2021.

A formação para bacharel em engenharia de produção
Engenharia de Produção é centrada no desenvolvimento, projeto, implantação, aperfeiçoamento, manutenção e gerenciamento de sistemas produtivos de bens e serviços. O engenheiro de produção é o profissional da engenharia capacitado para definir processos de fabricação e desenvolvimento de produtos e serviços por meio da integração de pessoas, equipamentos, materiais e meio ambiente.

Durante os cinco anos de formação, o bacharel em Engenharia de Produção da Católica SC é preparado para ter uma visão global das organizações nas áreas técnicas e de gestão. Os acadêmicos contam com um corpo docente em constante processo de formação continuada, além de infraestrutura adequada às necessidades de formação profissional em termos de salas de aula, biblioteca, laboratórios e equipamentos apropriados.

As oportunidades para o profissional
O engenheiro de produção tem ampla atuação, já que é um profissional preparado para atuar nas indústrias manufatureiras de todos os segmentos – além de encontrar possibilidades no setor de serviços, mercado financeiro, seguradoras, logística e consultoria. O curso está localizado em Joinville, que é o município mais populoso do Estado e um dos maiores polos industriais do Brasil, o que facilita a interação com as empresas e viabiliza diferentes estágio durante o curso.