Na segunda, 31 de agosto, celebramos os 47 anos de atuação da Católica SC, uma instituição de ensino superior autenticamente jaraguaense, que nasceu aqui mesmo, na nossa cidade. E foi além: cresceu, se desenvolveu e hoje impacta também outras importantes cidades, com unidades instaladas em Joinville, Florianópolis e Itajaí.

A nossa comemoração começou na sexta, com uma maratona de 24 horas de lives. No mesmo dia, houve a celebração da tradicional missa anual comemorativa de aniversário, o começo de um quiz sobre o centro universitário no nosso instagram e a largada da ação Pão Solidário. Na terça, iniciamos a segunda edição das lives do “Pós Expediente” e, nos dias 10 e 12 de setembro, realizaremos a campanha Setembro Amarelo.

Mesmo neste cenário desafiador que estamos vivendo desde março, não podemos deixar de celebrar as conquistas. Afinal, a instituição de ensino superior mais tradicional da cidade está às vésperas de completar meio século de existência.

Há décadas, o centro universitário contribui para qualificar e capacitar a população. E com muito orgulho! Nossos egressos são o patrimônio mais valioso que temos. Tanto que fazemos questão de manter o vínculo com eles, mesmo após formados. Ao menos uma vez por semana, recebem atualizações. São estimulados a continuarem construindo o conhecimento por meio de concessão de descontos nos cursos de pós-graduação e de liberação de acesso para eventos e cursos livres. Além disso, mesmo depois de formados, permanecem habilitados a receber o suporte da nossa Central de Carreiras.

Mas quem são esses egressos? Em quais áreas estão atuando? Se você também tem essa curiosidade, vou compartilhar a resposta. Fizemos um ranking dos cursos que mais formaram alunos nos últimos 20 anos. Qual você acha que é o primeiro lugar?

Quem apostou em Administração, acertou. É a formação com mais alunos formados: 23%. Além disso, a Administração com ênfase em Gestão Empresarial responde por 5% dos egressos; o curso focado em Comércio Exterior, 5%; e o que é direcionado ao Marketing, 7%. Com isso, 40% dos egressos que passaram pelas nossas salas de aula ao longo de duas décadas, saíram capacitados para ocupar posições de gestão. Alguns deles são o escritor Charles Zimmermann, formado em 2001; e o vereador Rogerio Jung, que concluiu sua formação em 2007, com ênfase em Marketing.

Outro curso queridinho dos acadêmicos é Direito: 17% deles apostaram no segmento jurídico para construir suas carreiras. Mesma formação que Dênis Luiz Lunelli finalizou em 2009, ano em que assumiu a presidência do Grupo Lunelli, referência nacional no mercado têxtil; e Luís Fernando Almeida, ex-Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação e atual sócio proprietário da Almeida Advocacia, concluiu em 2013.

A medalha de prata no nosso ranking ficou por conta de Ciências Contábeis, com 15% dos egressos nos últimos 20 anos. Foi a escolha de Tiago Coelho Przywitowski, que encerrou seu bacharelado em 2006. Atualmente, ele é diretor no Grupo FiscALL e no Portal Dia a Dia Tributário, além de atuar como consultor e auditor de empresas.

A Católica SC é, também, lugar de gente que gosta de gente: 8% dos nossos egressos recentemente concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e 7% deles, em Pedagogia. Criação é outra forte preferência dentre os formados: 7% deles optaram por Arquitetura e Urbanismo e 6%, por Moda.

São muitos cursos e exemplos de egressos que nos enchem de orgulho. Todos os dias, temos o privilégio de contribuir para a formação dos jaraguaenses. Continuaremos nossa caminhada rumo a meio século de atividade, certos do papel indispensável da educação e do conhecimento na construção de uma sociedade melhor. E a cada um dos alunos que nos escolheu e nos permitiu fazer parte da trajetória deles, deixo aqui registrado o meu muito obrigado. Eles são peças fundamentais nestes 47 anos, inspirando histórias de vida.

By Diogo Richartz Benke, reitor da Católica SC