Como se descobre a profissão dos sonhos? Para Luana Cristina Steffens, egressa de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC, foi colocando a mão na massa desde cedo. Ainda no Ensino Médio, ela começou um curso técnico em Produção de Moda e, a partir dali, percebeu sua aptidão para comunicação visual.

Ao escolher um curso superior, pensou em unir essa habilidade com a importância social almejada por Luana. Pesquisando sobre a profissão de arquiteta ela descobriu que “é ela que pensa de forma adequada nos espaços que serão utilizados por todas as outras profissões”, conta. O próximo passo seria, então, dar início ao sonho e o lugar escolhido para isso foi a unidade Joinville da Católica de Santa Catarina. ?

A graduação foi repleta de experiências: de um estágio em um escritório especializado em projetos de alto padrão, onde aprendeu sobre detalhamento técnico e soluções projetuais, o desenvolvimento de habilidades em design gráfico, desenvolvendo identidade visual e espaços construídos de marca, até o tão esperado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de trazer uma bagagem incrível, ele rendeu o prêmio como um dos melhores trabalhos de Santa Catarina.

“A Arquitetura e Urbanismo transforma positivamente e diretamente na vida das pessoas e do meio ambiente. Não tenho dúvidas sobre a minha escolha, sou muito feliz fazendo o que faço”, afirma Luana, que está perto de comemorar cinco anos de formada. ?

“Descobri que amo projetar o lar das pessoas. A felicidade surge a cada brilho nos olhos ao apresentar um projeto para um cliente, para uma família, ou na entrega de uma obra com tudo transformado”.Com a experiência que já tem em sua área de experiência dentro da arquitetura, Luana pensa em expandir seu trabalho com uma equipe de profissionais.

Luana encontrou sua área dentre as várias possibilidades em Arquitetura e Urbanismo. Ela explica: “Não precisa projetar casas, desenhar bem a paisagem, ou lidar com interiores e obras se não gostar. O profissional pode trabalhar na criação de produtos, na aprovação de projetos e no gerenciamento de processos. Também não precisa lidar com residências se gosta mais do comercial, ou do varejo e do industrial”.

E para os futuros colegas de profissão, ela indica pesquisar ao máximo sobre as atribuições do arquiteto e, se possível, acompanhar a rotina de alguns escritórios, presencial ou virtualmente. “E não menos importante: tenha em mente que a arquitetura tem a ver com o servir os outros por meio do projeto do ambiente construído, e não ser um artista que projeta para suas próprias ideias”.

Como está o mercado?

A área de Arquitetura e Urbanismo está em alta, segundo a Catho, empresa de recrutamento on-line. Em um levantamento da empresa sobre áreas que apresentaram maior crescimento nas vagas abertas, foram comparados os números de fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2020, antes da pandemia. A área que lidera o ranking é a de Arquitetura e Design, com um aumento de 153%.

Formação da Católica SC

No Enade 2019, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC foi eleito como o melhor de Joinville e região e o segundo melhor curso privado do Brasil dentre os centros universitários privados sem fins lucrativos. 

Saiba mais sobre nosso curso de Arquitetura e Urbanismo!

Ao longo dos cinco anos da graduação, os alunos aprendem a analisar, conceituar, planejar, projetar, dirigir, executar, ensinar e pesquisar espaços. Eles contam com laboratórios equipados, voltados para a prática do projeto arquitetônico de edifícios, paisagens e ambientes, além de salas específicas para servir de apoio às atividades de pesquisa e extensão. O próprio campus da Católica SC em Joinville é um canteiro escola para as disciplinas de Conservação e Restauro do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Utilizamos as instalações e os prédios históricos para apresentar como é feito na prática um trabalho de restauro no Patrimônio Cultural, desde a compreensão do que é o patrimônio até as especificidades das técnicas que tentamos resgatar e ensinar”, explica Laura Bahia Ramos Moure, professora e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura (ModAU).

O conhecimento adquirido permite ao profissional atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, escritórios de arquitetura e urbanismo, em órgãos públicos ou em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica ou, ainda, como profissional autônomo, em empresa própria ou prestando consultoria.

Quer acompanhar mais histórias de #ProtagonistasCatólicaSC como a Luana? Não deixe de acompanhar as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn! ?