Os acadêmicos da 5ª fase do Curso de Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul estiveram no último dia 15 de abril na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, localizada entre os municípios de Apiúne, Ibirama e Lontras, para uma visita técnica, acompanhados da professora Patrícia de Castro Pedro e do professor Jaisson Potrich dos Reis.

Na usina, os alunos puderam acompanhar o processo de implantação por meio de um conjunto de fotografias, maquetes e amostras de rochas extraídas do maciço rochoso em que a usina está inserida.

Os acadêmicos visitaram ainda, a caverna de 57 metros de comprimento e 40 metros de altura, onde funciona a casa de máquinas, com suas turbinas e geradores. “Destaca-se a importância da visita, pois a Usina Hidrelétrica de Salto Pilão é uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil, escavada em rochas como o basalto e granito, além disso, proporcionou aos acadêmicos um conhecimento prático dos conceitos sobre rochas e minerais abordados nas aulas da disciplina de Geologia”, comentou a professora Patrícia.

A segunda turma da 5ª fase irá visitar o local no próximo dia 29 de abril, acompanhados também pela professora Patrícia de Castro e pelo professor Robison Negri.