No último dia 29 de abril, os acadêmicos da 3ª fase da Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Joinville, visitaram o Parque Industrial Perini. A atividade acadêmica foi orientada e organizada pela professora Luciana Faganello, que leciona a disciplina de Materiais de Construção III, cujo estudo fundamental é sobre a tecnologia de concretos e argamassas.

O parque está situado no distrito industrial de Joinville e é o maior condomínio multissetorial do Brasil. Com mais de 2,6 milhões de metros quadrados de terreno, o Perini abriga dezenas de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. No parque estão instalados vários líderes mundiais de mercado dos mais diversos setores, entre eles, metal-mecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, construção civil, eletrônico, elétrico, químico, logístico, metalúrgico, financeiro, comercial e de serviços. Os acadêmicos tiveram oportunidade de conhecer todo o parque, as empresas lá instaladas e o funcionamento do condomínio.

De acordo com a professora Luciana, uma visita específica foi feita a empresa Perville Construções e Empreendimentos S.A, que atua no setor da construção civil e possui no parque a fábrica de estruturas de concreto pré-moldadas.

Os acadêmicos conheceram também o processo de fabricação das estruturas pré-moldadas desde a concepção do projeto, confecção das armaduras, concretagem das peças, como se efetua o processo de cura, e também os ensaios laboratoriais para verificar a resistência das estruturas depois de prontas.  Inserida na fábrica está uma usina que produz o concreto auto adensável para as peças. “Nesta fábrica, os visitantes conheceram o laboratório e verificaram os ensaios de agregados que são executados, bem como o processo de dosagem e definição dos traços do concreto”, comentou a professora.

“O objetivo desta visita foi conhecer um processo construtivo da indústria do concreto e para que os alunos compreendam que o conteúdo verificado em sala de aula possui uma aplicação direta na vida profissional do Engenheiro Civil”, completou a docente responsável pela atividade.