No último dia 24 (segunda-feira), quarenta acadêmicos de todos os cursos de engenharia (Mecânica, Elétrica, Produção e Civil) da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul visitaram, com os professores Jaisson Potrich dos Reis, José Augusto da Matta Guedes e João Márcio Buttendorff, a Usina hidrelétrica de Itaipu pela manhã e a central de transmissão de Furnas à tarde em Foz do Iguaçu – PR. 

Segundo o professor Jaisson Potrich dos Reis, a visita técnico-científica em Itaipu, foi extremamente  interessante, pois mostrou a todos dados técnicos referentes à construção da maior usina hidrelétrica brasileira e a grandiosidade desta excelente obra de engenharia. No interior da  Usina, os visitantes puderam conhecer o local onde ficam as turbinas, os geradores, o reservatório, a sala de comando dentre outras áreas específicas. “No dia da visita um dos três vertedouros estava aberto, já que existia, por causa das fortes chuvas, um excedente de água. Neste local, para termos ideia da grandiosidade da usina, a vazão volumétrica era de aproximadamente 9 milhões de litros de água por segundo”, destacou o professor.

No período vespertino, foi visitado o Sistema de Transmissão de Furnas. Segundo o professor João Márcio Buttendorff o sistema de Furnas consiste em três linhas de transmissão em corrente alternada, responsáveis por transmitir a tensão gerada em 60 Hz pelos geradores de Itaipu e por duas linhas em corrente contínua de ± 600 kV, sendo que estas duas linhas transmitem a energia comprada do Paraguai.

Durante a visita as instalações físicas da subestação, os visitantes puderam conhecer as linhas de transmissão, filtros de harmônicos e a unidade conversora de corrente alternada para corrente contínua. Esta unidade converte a tensão gerada em 50 Hz pelos geradores pertencentes ao Paraguai para corrente contínua e transmite até a subestação de Ibiúna em São Paulo, onde é novamente convertida para corrente alternada, porém em 60 Hz.

As visitas contribuíram para complementar os conteúdos  ministrados em várias disciplinas das diversas grades curriculares de todas as engenharias da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.