Aguardado por tanta gente, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já está aí. A prova, que neste ano acontece nos dias 21 e 28 de novembro, representa para muitos a porta de entrada para a graduação, além de marcar a conclusão do ensino médio.

Alguns dias (ou horas) antes do ENEM, é mais do que normal sentir nervosismo, apreensão e ansiedade. Afinal de contas, foram meses estudando para esse momento. Mas para não desperdiçar todo esse tempo de dedicação e esforço é preciso trabalhar esses sentimentos e lidar da melhor maneira com os momentos finais.

Para o professor Bruno Ferraciolli, do Colégio Marista, a principal dificuldade é a quantidade de conteúdos cobrados. Por isso, ele foi um dos convidados do Católica Day versão On-line de 2020 para falar sobre as maiores dificuldades e erros do período pré-vestibular e ENEM, e como lidar com elas.

Venha conferir o esse vídeo com todas as informações que você precisa saber antes de fazer o ENEM:

E aí, curtiu? Vale relembrar todos os pontos tratados pelo professor:

  • Organização e disciplina;
  • Lugar de estudo;
  • Preparação para as provas; 
  • O que fazer no dia das provas.

O que fazer na véspera da prova?

Depois de meses se preparando com o estudo de conteúdo, agora é a hora de focar em se sentir bem para estar disposto(a) e confiante no dia da prova. Não corra para tentar aprender o que não deu tempo, pois assim você vai cansar e isso pode prejudicar seu desempenho. Até dá para fazer aquela revisão geral, mas o ideal é descansar.

Deixe tudo preparado para o dia seguinte: o horário que é preciso acordar, o caminho até o local, e tudo o que vai levar: caneta, lanchinhos, água, entre outros.

Relaxe a mente fazendo algo que gosta: vendo um filme ou série sem muito compromisso, comendo algo que ama ou colocando um hobbie em prática. Procure manter uma alimentação leve na noite anterior e no dia da prova. Por fim, o sono é prioridade máxima! Durma cedo para acordar e se arrumar com antecedência.

O que fazer no dia da prova?

Quando o grande dia chegar, lembre-se: a prioridade é ficar tranquilo(a). Leve tudo o que precisa (água, lanche, documentos e caneta) e chegue com tempo de antecedência. Afinal, imprevistos podem acontecer. 

No local de provas, depois de passar pelo processo de identificação até chegar à sua mesa, procure respirar para manter a calma. Lembre-se de ficar atento(a) ao tempo disponível e separar uma parte dele para preencher o cartão resposta. Se terminar tudo com antecedência, não hesite em revisar as respostas.

Depois de voltar para a casa, relaxe. Tente se distrair para não ficar pensando ainda mais na prova. Aproveite a noite para fazer coisas que gosta. 😉

Ah, e aqui tem outros conteúdos que você pode gostar:

Mindfulness: como a técnica pode ajudar nos estudos?

Aprendizados e o nosso cérebro: entenda como fixar os conteúdos aprendidos

Como driblar a ansiedade na hora dos estudos?

E, então? Já está sonhando com seu futuro na graduação? Acompanhe a Católica SC nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn, além de ficar de olho em mais vídeos do nosso canal no Youtube para ficar por dentro do seu futuro universitário!