O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina realiza entre os dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira) o XI Congresso de Iniciação Científica. A edição mobiliza estudantes e professores em programação aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral, mediante inscrição que pode ser feita no site 10.100.3.85, no setor de Pesquisa da Instituição (Rua dos Imigrantes, 500, Vila Rau) ou nos blocos “F” e “G”, aonde o evento acontecerá. O evento acontece das 18h30min às 22 horas, no primeiro dia, e das 8 as 12 e das 18h30min às 22 horas, no segundo dia.
 
Além de reunir 185 apresentações, totalizando 41 trabalhos, nos dois dias do congresso, o evento contará com a exposição dos banners dos trabalhos de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão, juntamente com protótipos desenvolvidos pelos acadêmicos.
 
Conforme a professora Cristiane Lucht Gascho, da Comissão Técnico-Científica e de Avaliação, o congresso é um dos eventos mais aguardados pelos acadêmicos, tendo em vista que oferece oportunidades de divulgação dos trabalhos nas áreas de iniciação científica, pesquisa e extensão. “O evento tem como objetivo incentivar a formação de iniciantes em pesquisa, proporcionando aos bolsistas, acadêmicos e professores, a oportunidade de expor e discutir os resultados dos trabalhos de iniciação científica, pesquisa e de extensão, desenvolvidos em 2010”, afirma.

O evento contará com a presença de Carlos Eduardo Viana, representante do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que atuará como avaliador de trabalhos, e de Ricardo Antonio de Simone Zanon, professor da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. A Católica de Santa Catarina possui acadêmicos bolsistas do PIBIC/CNPq.
 
O XI Congresso de Iniciação Científica 2011 é uma iniciativa da Pró-Reitoria Acadêmica, através do Setor de Pesquisa, do Proinpes – Programa de Incentivo à Pesquisa, com apoio do CNPq e FAPESC.

Desde 1996, a instituição investe no Proinpes, responsável pelo planejamento e fomento das atividades ligadas à investigação científica. Neste sentido, a pesquisa é entendida como princípio educativo, integrada ao ensino e criadora de oportunidades para a construção de conhecimento. Ao longo de 15 anos, 473 projetos de iniciação científica foram desenvolvidos, envolvendo 835 acadêmicos e 475 professores.
 
A programação do XI Congresso de Iniciação Científica começa no dia 20 de outubro, às 18h30min com a solenidade oficial de abertura e às 19 horas o início de apresentações; no dia 21, as apresentações de trabalhos acontecem a partir das 9h e 19 horas.
 
O cronograma de apresentações e as inscrições estão disponíveis no site 10.100.3.85 ou no Setor de Pesquisa, bloco “E”, sala 4. Informações pelo telefone (47) 3275-8207.