Já pensou em fazer cursos em universidades estrangeiras sem precisar fazer um intercâmbio para isso? A gente te explica. 

Muitas instituições de ensino de países, como Estados Unidos e Inglaterra, oferecem cursos online para estudantes do mundo inteiro. E o melhor de tudo: gratuitamente. Vamos explicar melhor essa oportunidade.

Como funciona?

Os cursos são disponibilizados na modalidade EaD (Ensino a Distância) e o acesso a palestras e tarefas varia conforme o tipo de inscrição. Se você participar de um curso como ouvinte, você poderá ver quase todo o conteúdo do curso gratuitamente. Entretanto, caso queira ter acesso ao diploma, deverá ser paga uma quantia estipulada pela instituição.

Praticamente todos os cursos dão a liberdade ao estudante assistir as aulas e realizar as atividades no ritmo que melhor lhe agradar. Entretanto, existem os que contém datas específicas de início. Desse modo, a matrícula deve ser feita antes da data, para assegurar que nenhum conteúdo será perdido.

Instituições Internacionais para cursos online

Você sabia que várias universidades disponibilizam cursos gratuitos online? Vamos listar alguns exemplos de instituições que oferecem esse tipo de aprendizado:

Harvard

Uma das mais famosas e renomadas universidades privadas do mundo. Localizada em Cambridge, Massachusetts, a sua história é repleta de influência e riqueza. Cerca de 8 presidentes dos Estados Unidos e mais de 150 vencedores do Prêmio Nobel caminharam pelos prédios da instituição.

Oxford

Segunda mais antiga universidade da Europa (perdendo apenas para Coimbra, Portugal), a Universidade leva o mesmo nome da cidade onde está situada no Reino Unido. No rol de estudantes renomados, temos 30 vencedores do prêmio Nobel, 28 primeiros-ministros britânicos, além de líderes mundiais.

MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é conhecido como “a melhor universidade do planeta” (inclusive, detém esse título há mais de 10 anos). Seu ensino é baseado em um modelo europeu de universidade politécnica, além de investir laboratórios de ponta para as áreas da ciência e engenharia.

Stanford

Localizada em Palo Alto, Califórnia, é conhecida por admitir apenas estudantes que demonstrem um magnífico histórico escolar e excelentes qualidades pessoais. Além disso, a sua proximidade com o Vale do Silício a transformou em berço de inúmeras startups e empresas de renome, como Google, Nike e muitas outras.

Onde se inscrever em cursos internacionais gratuitos?

Existem várias plataformas que você pode acessar para verificar os cursos disponíveis e realizar a sua inscrição. Vamos as principais:

  • edX Free Online Courses at Premier Universities (https://www.edx.org/) – Plataforma de ensino que oferece aos estudantes de todas as nacionalidades a oportunidade de fazer cursos online.
  • Coursera (https://www.coursera.org/) – Empresa do ramo educacional que faz parcerias com as melhores universidades e organizações do mundo, com o intuito de oferecer conteúdos dos mais diversos segmentos.
  • Academic Earth (https://academicearth.org/) – Plataforma que compila cursos das maiores instituições de ensino do planeta, tudo de forma gratuita.

E aí? Já pensou em realizar cursos de universidades de fora do país e trazer mais peso ao seu currículo? Aproveite essa oportunidade e ganhe mais destaque no mercado de trabalho, além de aprender mais sobre a sua área de atuação, por meio da visão de mercado de outros países.

Quer ficar por dentro das dicas mais quentes para sua carreira? Acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook. 😉