Mesmo em meio à pandemia, 2021 começou com boas notícias para Gustavo da Silva. O egresso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina conquistou uma bolsa de doutorado pela Universidade de Notre Dame, localizada na cidade South Bend, nos Estados Unidos. “A Notre Dame é considerada por muitos rankings como a melhor universidade católica dos EUA. A instituição está em 19º lugar no ranking geral da US NEWS das instituições de ensino superior nacionais”, afirma Gustavo.

O biomédico concluiu seu bacharel na unidade de Joinville da Católica SC em 2017. De 2018 ao início de 2020, fez mestrado na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha, na área de Farmacoeconomia. Desde 2019, também trabalha no departamento de Ciências da Saúde Pública, na Universidade de Chicago. “Os professores da Católica SC foram fundamentais para a minha carreira na Universidade de Chicago, pois eles literalmente participaram do meu processo de contratação. O foco no laboratório que trabalho é epidemiologia genética. Usamos bastante técnicas de bioinformática, que foi o foco da minha aplicação para a Universidade de Notre Dame. Sem essa experiência, eu não teria conseguido a aceitação para o doutorado”, avalia.

Além da experiência profissional, Gustavo buscou ampliar o embasamento teórico para permitir a conquista da bolsa. “Comecei a me preparar para o doutorado em março de 2020, com aulas de Bioinformática, Bioestatística e Computação, e apliquei para o programa de doutorado em Ciências Biomédicas Integradas da Notre Dame em novembro. Participei de entrevistas com os professores em janeiro e, depois, recebi o aceite oficial com uma oferta de bolsa. Fiquei extremamente grato aos professores da Católica SC, que me ajudaram até aqui, e orgulhoso da minha trajetória. É incrível que uma universidade tão prestigiada como a Notre Dame tomou tempo para analisar a minha aplicação e decidiu me convidar para fazer parte do time. Todos os meus sonhos de continuar trabalhando em pesquisa ficarão mais sólidos com essa conquista. O foco agora é finalizar os projetos que tenho aqui na Universidade de Chicago e, depois, focar totalmente no doutorado na Notre Dame. Depois disso, eu espero ter a oportunidade de trabalhar como professor pesquisador, focado em epidemiologia genética”, conta.

A formação em Biomedicina da Católica SC

A Católica SC oferece um bacharelado em Biomedicina especializado em análises clínicas. As disciplinas são estruturadas nas áreas de ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e da biomedicina. Por meio delas, ocorre a capacitação para exercer atividades referentes as análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde.

É possível realizar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse optativas; participar de projetos comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC), entre outras atividades complementares extracurriculares.

Ao se formar, o acadêmico pode atuar em laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; e estética.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário presente em Jaraguá do Sul e em Joinville, com unidades também em Itajaí e em Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens. Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos.

O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro.