O interesse de Lucas Damas Maciel por atividades ligadas à Engenharia Civil começou cedo. Quando criança, acompanhava o pai no serviço, mesmo que fosse para brincar. “Por ele ser construtor, acredito que está no sangue a paixão pelas obras”, conta. 

Assim, Lucas escolheu a unidade de Joinville da Católica de Santa Catarina para concretizar o sonho de se formar em Engenharia Civil. Durante a graduação, estagiou por dois anos no laboratório de química e conquistou uma bolsa de iniciação científica do Proinpes.  

Posteriormente, em agosto de 2019, com o esperado diploma em mãos, abriu um escritório com um colega para atuar na área de projetos. Em seguida, fez um MBA na área de gestão de obras e, atualmente, trabalha como autônomo na elaboração de projetos e laudos na área de engenharia diagnóstica. 

“A formação permite tanto empreender como ser contratado, abrindo um leque muito grande de oportunidades. Foi uma ótima escolha, amo o que faço. Conquistei várias realizações profissionais durante essa caminhada, mas ainda tenho muitas a buscar. Minha meta é ser uma referência na área de engenharia diagnóstica e exercer a segunda coisa que mais gosto de fazer, que é ensinar como professor de universidade”. 

Lucas Damas Maciel - Egresso de Engenharia Civil
Lucas Damas Maciel – Egresso de Engenharia Civil

A formação

A Católica SC oferece um currículo inovador para o curso de Engenharia Civil. Desse modo, as aulas aliam teoria e prática para formar profissionais aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias. Além disso, contamos com atividades regulares em sala de aula e laboratórios, bem como a ampliação da formação acadêmica por meio de palestras e visitas técnicas. 

Campos de atuação na Engenharia

Por fim, confira os principais campos de atuação que os acadêmicos de Engenharia da Católica de Santa Catarina podem seguir:

  • Construção civil: criação de projeto, construção e reforma de prédios residenciais e comerciais, assim como aeroportos. 
  • Estruturas e fundações: elaboração de projeto e edificação para fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto. Cálculo do material necessário para a obra e as dimensões. 
  • Gerência de recursos prediais: manutenção da infraestrutura por meio do estabelecimento de padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço. 
  • Hidráulica e recursos hídricos: desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de obras de barragens, canais e reservatórios, bem como sistemas de irrigação, drenagem e obras costeiras. 
  • Infraestrutura e transporte: produção de projeto e construção de rodovias, ferrovias, viadutos, assim como portos, metrôs e túneis. 
  • Saneamento: realização de projeto e construção de redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Quer acompanhar mais histórias de #ProtagonistasCatólicaSC como a do Lucas? Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.