A Católica de Santa Catarina firmou dois projetos para adequação de espaços públicos de recreação infantil com equipamentos sustentáveis. As áreas impactadas ficam no bairro Jardim Paraíso, em Joinville; e no Parque de Eventos Alfredo Pasold, em Schroeder. As iniciativas ocorrem por meio do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional); em parceria com a Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) e a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu); e contam com o aval da SED (Secretaria do Estado da Educação) e da Prefeitura de Joinville.

Os projetos buscam estimular a visão dos futuros profissionais do mercado de trabalho para os problemas sociais da sua comunidade. A doação de tempo e de habilidades técnicas podem proporcionar um mundo melhor e, se cada um fizer um pouco, aumentam as oportunidades de comunidades carentes terem um futuro melhor e mais justo”, afirma Carine Cardoso dos Santos, professora do curso de Engenharia Civil e coordenadora das atividades do Proesde na Católica SC.

As atividades iniciaram neste mês de junho, com a acolhida dos bolsistas e apresentação dos projetos aos bolsistas, e estão divididas em três etapas executivas.

  1. Inicialmente, está prevista a abordagem técnica das temáticas do projeto, quando os bolsistas tomarão conhecimento dos conceitos a serem aplicados para desenvolver o projeto. A duração estimada é de 30 dias.
  2. O desenvolvimento prevê visita a campo dos bolsistas para reconhecimento da área e levantamento dos dados; dimensionamento dos brinquedos reciclados com pneus, com o requisito de que ao menos um deles seja acessível para portadores de necessidades especiais; e a aprovação do projeto pelos parceiros. A previsão é de que essa segunda etapa dure 60 dias.
  3. Na fase de execução, os bolsistas e pessoas da comunidade irão aos locais para a intervenção e execução da adequação do espaço público para recreação infantil com os brinquedos; e haverá ações para promover a conscientização sobre a coletividade, o uso adequado e a manutenção. Para a terceira etapa, a estimativa de duração é de 90 dias.

A expectativa é de que até dezembro todas as etapas estejam concluídas. As atividades presenciais devem ocorrer com os grupos divididos em pequenas equipes e levando em consideração os protocolos do Centro Universitário para prevenção da Covid-19. 86 alunos foram classificados para o desenvolvimento dos projetos. Além da professora Carine, que coordena o projeto, outros três professores devem integrar a equipe, juntamente com Claudia Regina Knetschki, na condução das atividades administrativas.

Parte dos recursos para o desenvolvimento e execução do projeto serão provenientes do valor concedido por acadêmico pela SED, além uma bolsa anual de estudos com gratuidade de 100% do valor da mensalidade do estudante no curso de graduação. As propostas tiveram como inspiração o projeto Ecopark Oeste, de Cascavel (PR), e estão alinhadas aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3-Saúde e Bem-estar, 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17-Parcerias e Meios de Implementação.

Fique por dentro: A Católica SC conquista o selo ODS e reafirma seus compromissos em prol do desenvolvimento sustentável.

O Proesde

O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional. O programa potencializa a capacidade do acadêmico de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região.

A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento das regiões por meio da concessão de bolsas de estudo para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e licenciatura nas instituições de ensino superior (IES), mantidas por fundações educacionais de ensino superior. No ano de 2021, o foco de atuação Proesde é por meio de projetos de intervenção, elaborados pelas IES.

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro. O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.