Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas não somente neste dia, o nosso objetivo é promover uma conscientização global sobre o tema, proporcionando formação e incentivo a atitudes ambientais que são importantes para o futuro do planeta e transformam o mundo em um lugar melhor.

No Laudato Si, o Papa Francisco cita que: “O meio ambiente é um bem colectivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos.” Os valores Maristas estão presentes em nossa missão e por isso, aqui na Católica SC há diversos projetos positivos que auxiliam o meio ambiente. Vamos conhecer? 

Conheça alguns projetos

Um de nossos diferenciais é que todos os cursos de graduação da Instituição possuem relação com a educação ambiental, seja tratado transversalmente ou como componente na estrutura curricular, independentemente da área do curso. 

Na Engenharia de Software, por exemplo, os estudantes fazem reciclagem de lixo eletrônico para uso nas aulas práticas de robótica. Criativos demais, né?

O curso de Engenharia de Produção também não fica para trás! Como projeto de TCC, foi realizado o desenvolvimento de uma máquina para remoção dos materiais da cápsula de café. Além disso, outro projeto está pesquisando o impacto ambiental causado pelo lixo eletrônico frente ao consumo de dispositivos de telefonia móvel.

Já no curso de Engenharia Civil, há projetos que visam a preocupação com a natureza, como um estudo de caso com o foco na certificação LEED dos sistemas de reutilização de águas cinzas e águas negras. Outra pesquisa em andamento tem foco no aproveitamento de águas pluviais em uma edificação comercial na cidade de Triunfo no Rio Grande do Sul. Há também uma proposta para o aproveitamento de águas pluviais na Católica SC em Jaraguá do Sul. Legal, né? 

Como dito pelo Papa Francisco no Laudato Si: “Um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos (…)”. Por isso, preservar e cultivar a natureza é um dever de todos! 

Católica SC ganha selo da ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. 

Em maio, a Católica SC ganhou o selo do movimento nacional dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável! Essa conquista foi devido à atuação de iniciativas como as do Projeto Comunitário, em que mais de 8 mil pessoas já foram beneficiadas. Além disso, a Pastoral Universitária também realiza diversas ações que estimulam a preservação do meio ambiente, dos acadêmicos e da comunidade:

Aqui nós também desenvolvemos outros projetos como o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), para mediação de conflitos, o NAF (Núcleo de Apoio Contábil Fiscal), para assessoria na realização do imposto de renda (IR), o Projeto Imigrante Cidadão, que promove o ensino da língua portuguesa, empregabilidade e a cidadania entre imigrantes. 

Outras iniciativas que nos enchem de orgulho são a implantação de hortas sustentáveis, as ações do curso de Arquitetura e Urbanismo em prol de escolas, as pesquisas conduzidas pelos estudantes e professores do curso de Biomedicina para contribuir no combate à Covid-19 e as palestras realizadas pelo curso de Direito sobre igualdade de gênero. 

Viu só quanta coisa você, como estudante universitário, poderá desenvolver durante a graduação, independente do curso escolhido? E estes são apenas alguns dos projetos! Por aqui não faltam oportunidades e iniciativas em que, juntos, nós conseguimos transformar o planeta. ? 

Não deixe de acompanhar o blog  e fique por dentro de todas as oportunidades que esperam por você aqui na Católica SC!

Siga também as nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn para acompanhar cada um desses projetos e demais novidades.

Até mais! 😉